sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Já se prepara o terreno para um novo PEC... o PEC IV, que antecede o PEC V...

.




Incompetência ou simplesmente má-fé?



Ao princípio, a crise não ia afectar Portugal. Passados uns meses, iria afectar menos do que aos outros países. Depois, que iríamos ser o primeiro país a sair da crise. O discurso de José Sócrates foi mudando, mas o objectivo era sempre o mesmo: -criar uma aparência de sucesso mascarado de optimismo, para ganhar as eleições legislativas de 2009 contra aquela senhora que insistia em falar em verdade e dizia que não havia dinheiro. Sim, aquela que alguns diziam que não sabia falar nem sorrir, lembram-se? Tudo isto com o apoio da comunicação social amiga (DN, JN, TSF, LUSA, RTP, RTPN, entre outros), sempre disposta a suportar o socratismo e a sua propaganda.
Recordo que, em Julho de 2008, quando a crise já tinha rebentado em força por todo o lado e vários países tomavam medidas de auteridade, em Portugal se aumentavam os funcionários públicos em 3,5%. E se aprovava um orçamento de ficção, mais tarde rectificado várias vezes para tapar os buracos que, desde o princípio, todos conheciam. E avançou-se, por teimosia e irresponsabilidade, com grandes obras públicas, como o TGV ou as novas concessões rodoviárias, que vamos andar a pagar durante décadas. Mas era preciso ganhar as eleições e, para isso, a verdade não servia. Era preciso mentir. E mentir. E voltar a mentir.
Entretanto o mundo mudou em poucas semanas. Mudou antes do PEC1. Voltou a mudar antes do PEC2. E mudou outra vez ontem(*), para justificar um novo aumento de impostos e medidas tão duras, quanto tardias e desesperadas. Medidas que deveriam ter sido tomadas logo no início da crise, antes das legislativas de 2009. Por tudo isto, a dúvida para mim está esclarecida: -este Governo não é apenas incompetente, é mentiroso e actuou de má-fé desde o princípio.

(*) - PEC III em 29/09/2010
(Publicada por Paulo Marcelo em 30 de Setembro de 2010 AQUI)

.

Sem comentários: