segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Os culpados têm rostos e têm nomes!


.



Lá fora, ninguém acredita que Portugal consiga sair sozinho do buraco em que se meteu.



Lá fora, ninguém acredita que Portugal consiga sair sozinho do buraco em que se meteu. Os responsáveis políticos e financeiros dos países mais representativos da Europa deixaram de fingir confiar num Governo cujas demonstrações de incompetência já constituem um exemplo universal e escolar daquilo que não deve fazer perante uma crise:  -negá-la, jurar a todos os ventos que esta não chegaria aqui, adiar os remédios óbvios, proclamar austeridade para todos mas negociar excepções para os interesses da corte, desmotivar as pessoas de cumprirem um fim que deveria ser comum, actuar sempre tarde e a más horas e persistir em não alterar a lógica perniciosa que nos conduziu à actual desgraça.
Até a Espanha, igualmente assolada pela mediocridade governativa, já não esconde o mal-estar com a fortíssima possibilidade de se afundar por "efeito português". (...)


Portugal está assim por culpa nossa. Ninguém acredita em nós porque não o merecemos. Somos um país toxicodependente da despesa pública e ameigado à tradição do mau Governo, que está sempre a prometer corrigir os erros mas que constantemente neles volta a recair.
Perante o resto do Mundo civilizado, somos como aquele parente ou amigo (quem não os tem?) que insiste em ensaiar historietas e desculpas esfrangalhadas para que sustentemos os seus vícios, nos quais, claro, querem permanecer, e que estão sempre a culpar os outros pelas falhas que são essencialmente suas.
Somos um país que, há muito, consente ser dirigido por gente desprovida de rudimentos de qualidade, que social e culturalmente desdenha o mérito, e que se converteu numa arena imensamente fértil para os trapaceiros vivificarem e ditarem as suas regras levianas.


Só conseguiremos iniciar a saída da fossa financeira, política e ética em que estamos quando interiorizarmos que não chegamos até aqui por obra dos "mercados", de Merkel, de Sarkozy, de Jean-Claude Trichet ou dos financeiros norte-americanos, ingleses, japoneses ou da República de Nauru!
Não foram os ministros alemães que tomaram as decisões ruinosas que agora nos empobrecem. Nem os políticos franceses que nos forçaram a erigir auto-estradas de forma compulsiva e onerosamente inútil (recordemos que, não há muito tempo, o Governo Sócrates ainda acalentava o projecto de construir uma terceira auto-estrada entre Lisboa e Porto).
Não foi o BCE que andou a agigantar a nossa Administração até aos presentes níveis de irracionalidade, nem os norte-americanos que nos impuseram a sandice de sobrepormos o mesmo fim público em várias entidades idênticas para as quais inventámos nomes diferentes e, irresponsavelmente, atulhámos com o dinheiro dos contribuintes.


Quando Portugal passar a ser governado de facto por entidades estrangeiras - última esperança de não nos tornarmos num lugar com carências de Terceiro Mundo -, ou seja, após a entrada do Fundo Europeu de Estabilidade (FEE) e do FMI, seria bom que não desconversássemos, arte em que somos peritos, e que assumíssemos de uma vez que se trata de um resultado que a nossa ineptidão como país prenuncia e apronta há muito tempo.
E que os culpados têm rostos e têm nomes: - são todos os presidentes da República, todos os primeiros-ministros, os ministros e os demais titulares de cargos políticos que tiveram altas responsabilidades de decisão nos últimos 25 anos e que tão mal agiram por acção ou por omissão.
Quem nos condenou aos tempos difíceis que estão iminentes, foram os políticos que nos desgovernaram. E nós, que os escolhemos e que reincidimos nessas trágicas opções por diversas vezes, mesmo depois de a incompetência de quem nos tem dirigido ter sido comprovada até ao ponto de não retorno.

(Carlos Abreu Amorim, in JN de 10/01/2011)
(NOTA: - as imagens e os sublinhados são meus)

.

Sem comentários: