sábado, 1 de janeiro de 2011

ESTÓNIA - Benvindos ao TITANIC ! - Melhor que busquem já um salva-vidas...

.



A Estónia tornou-se à meia-noite no 17º país a adoptar o euro. Mais de 330 milhões de europeus usam agora as notas e moedas do euro, a moeda única


Por Markus Meyer, correspondente na Estónia
(texto traduzido)

A Estónia, um dos três países bálticos que deixou a União Soviética em 1991, passou oficialmente no sábado para a moeda europeia, o símbolo maior da sua ancoragem na UE, elevando-se assim para 17 o número de membros da zona euro, mergulhada numa crise sem precedentes.

1,3 milhões de estonianos dizem assim adeus à sua moeda nacional, a coroa, que tinha substituído o rublo soviético em 1992, após o divórcio do país do Báltico com a URSS.  A Estónia é o terceiro país ex-comunista a adoptar o euro, depois da Eslovénia em 2007 e da Eslováquia em 2009.  "A Estónia é o país mais pobre da zona euro. Temos muito que fazer, agora que o objectivo da adesão foi alcançado", disse o primeiro-ministro estónio Andrus Ansip, assinalando o momento histórico com um impressionante show de fogos de artifício.

Em cerimónia publica, o chefe de governo procedeu à primeira retirada das notas de euro de uma caixa eletrónica, instalada especialmente para a ocasião na Ópera Nacional em Tallinn.
"Com a entrada da Estónia na zona euro, mais de 330 milhões de europeus estão usando agora as notas e moedas de euro. Isso reflete a atractividade e a estabilidade do euro nos Estados-Membros da União Europeia", disse o presidente da Comissão José Manuel Durão Barroso num comunicado divulgado sexta-feira em Bruxelas.  "Ao entrar na zona euro, a Estónia aderiu mais uma vez à Europa", disse à AFP o presidente estoniano Toomas Hendrik Ilves.  A maioria das sondagens mostraram que 50% dos estonianos estão a favor desta mudança, contra 40% que se mostraram contrários.

Vários cartazes relativos ao euro foram vistos na sexta-feira no centro de Tallinn. "Estónia - Welcome to the Titanic", proclamava um cartaz colado sobre o lixo da capital, relacionando a zona euro, onde alguns membros como a Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha estão com problemas, com o navio naufragado - o Titanic.
Muitos estonianos temem o aumento dos preços, preocupados com as dificuldades enfrentadas pela introdução do euro, outros lamentam o abandono da sua moeda, nascida um ano após o divórcio com a URSS.  "Como muitos estonianos, eu chorei no dia em que passámos do rublo para a coroa. Não há tanta emoção agora", disse no entanto à AFP Sirje Kaart, de 46 anos, que acabava de retirar os seus euros logo após a meia-noite.

O governo estoniano, de centro-direita, sublinha que a transição para o euro é um importante sinal para os investidores.  Apelidado de "Tigre do Báltico" pela sua rápida transição de uma economia centralizada para o mercado, na década de 1990, e para o seu rápido crescimento, a Estónia aderiu à UE e à NATO em 2004, tendo já tentado em 2007, sem sucesso, adoptar o euro.

O país foi atingido pela crise global.  Para respeitar os critérios de Maastricht, o governo lançou medidas de austeridade dolorosas.

"A Estónia passa ao euro graças à sua política fiscal apertada", disse à AFP em estónio, o primeiro-ministro Andrus Ansip, que sublinhou a sua disponibilidade para prosseguir as reformas.

Criada em 1992 para substituir o rublo soviético, a coroa estoniana foi atrelada ao marco alemão e ao euro imediatamente após o nascimento, em 2002, da moeda única, a uma taxa de 15,6466 coroas por euro, mantidos durante a transição para o euro.

_______________________________________

Nota minha : - Os estonianos nem sabem onde se estão a meter !  - Num autêntico saco de gatos…  num barco prestes a afundar-se.  Melhor que busquem já uma bóia de salvação!...

.

Sem comentários: