quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Incentivar os produtos nacionais... apenas uma sugestão!

.



Produtos genuinamente portugueses não faltam. Produtos transaccionáveis e que poderiam equilibrar a balança de pagamentos com o estrangeiro, assim os divulgássemos e promovêssemos convenientemente "lá fora".  Estou a lembrar-me, para já, de três com bastante mérito: - um deles, o "galo de Barcelos", já bastante divulgado e sem grande préstimo, pois nem cantar sabe;  - o outro, o "Zé-Povinho" com o seu "manguito", muito conhecido cá dentro mas desconhecido lá fora, e que tanto jeitinho dá, principalmente nos tempos que correm, para alívio do stress;  - e ainda um terceiro, aquele que eu considero o mais importante e actual, dada a sua versatilidade de usos e de tamanhos - o tal "...das Caldas"!
E como princípio de campanha a favor do nosso tão típico quanto acarinhado "...das Caldas", sugiro que as diversas entidades, costumeiras nestas andanças de atribuir favorecimentos, méritos e condecorações a torto e a direito, comecem, desde já, por substituir aquelas foleiras "medalhas" (ainda por cima caras como os olhos da cara) por este portuguesíssimo produto nacional.

Imaginem...  como seria lindo!  Lindo de ver todos aqueles "peitos" enfeitados, não com medalhas de pechisbeque, mas com verdadeiros e coloridos "...das Caldas"!  E tanto maiores quanto mais alta fosse a honraria concedida ao peitudo condecorado!... 

E dou comigo a pensar em tantos "peitos" a quem esta condecoração assentaria que nem uma luva... e daqueles mais avantajados: - 60 centímetros!...  Estou só a pensar.  Só a pensar...  e a imaginar!...




Esta gente já perdeu completamente a vergonha.  A vergonha e a razão.  E não merece nada mais que um profundo desprezo.  Aprovar no Parlamento e  "à sucapa" uma lei que abre as portas a toda a espécie de sabujices nas empresas do Estado, discriminando a distribuição dos sacrifícios e beneficiando os que mais recebem, só pode qualificar como trafulhas os intervenientes num tal acto. 
E quando estes trafulhas são aqueles que (supostamente) foram eleitos como representantes do povo, e o povo atraiçoam assim tão miseravelmente, é bom saber que a indignação já alastra por aí.  E oxalá que cresça.  E que fermente e azede definitivamente!



.

6 comentários:

kakauzinha disse...

E viva o Galo de Barcelos! Eu tenho cá dois em casa.

Agora um das Caldas é que não. Enfim, não se pode ter todos os dias, é quando se pode. Mas quando se tem é cá um consolo! E o que é nacional é bom, se é...

Devíamos condecorar o des... governo com o maior ... das Caldas já visto e mandá-lo pró... com um manguito monumental.

(*)

Milan Kem-Dera disse...

Aí está uma boa ideia! Começar por condecorar todo este governo com esta "comenda" especial. Porque bem tem lutado por merecê-la!

(*)

fatima disse...

Com "o das Caldas" queriam eles!!!

Era sim com uma moca de Rio Maior por aqueles galhos abaixo que era um mimo!

http://rio-maior-cidadania.blogspot.com/2010/01/moca-de-rio-maior.html

;)

Milan Kem-Dera disse...

Sim, sim! Estou de acordo. Nada como uma boa sova de "mocada" para premiar a pulhice!
E aí está uma outra preciosidade bem portuguesa: a Moca-de-Rio-Maior. Esta, não de decoração mas de correcção!

Fabrique-se e promova-se a Moca-de-Rio-Maior com o rótulo de "produto-português. Produto com uma larga faixa de utilização, não só em Portugal mas por essa europa fora! Testada e aprovada nos idos de 75...

Karocha disse...

Milan

Já não sei se é com a Moca-de-Rio-Maior, com um das Caldas, mas lá que perderam a vergonha, perderam!
É um fartar vilanagem...

Milan Kem-Dera disse...

Completamente, Karocha. E as novidades da falta de vergonha estão sempre a surgir: -ainda agora li que aos gestores e afins, cortam-lhes no salário mas aumentam nos subsídios em percentagem maior do que os cortes.
E se atendermos a que, na maioria das vezes, o subsídio é maior do que o salário... isto resulta ainda num aumento real de ordenado aos crápulas.