segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Eles protegem-se uns aos outros!

.




"Chegará o dia em que todos lhes pediremos contas..."

É uma frase extraída de um email que me enviaram. Temo que as coisas não irão passar-se rigorosamente assim. As alternâncias de poder, entre o PS e o PSD, têm permitido que eles se protejam e ocultem uns aos outros. Mentem, aldrabam, entram em conflito com as nossas carteiras, enriquecem, sucedem-se nos Governos, seguem a caminhada para gestores, administradores de instituições públicas, uma, duas, três reformas, e nada lhes acontece. A impunidade lavra nesta II República (os 48 anos de fascismo foram um interregno), e ninguém é responsável por coisa alguma.
(...)

A desgraça que tombou em Portugal resulta da pequenez do nosso espírito. Roma não pagava a traidores. Portugal promove-os. Os "políticos" que têm dirigido o país, desde a "normalização" de Novembro de 1975, são minúsculos imorais ante a grandeza e a decência dos homens do 5 de Outubro. Ouvi, como muita gente, creio, os discursos de Sócrates e de Cavaco. A miséria do pensamento destes dois cavalheiros é proporcional ao seu espírito. Cavaco, esse, chega a ser deplorável, e até Luís Delgado lhe colocou reservas. Em forma e em conteúdo, tanto um como outro atingiram o grau zero da compreensão.

A fome alastra entre nós. Os ministros deviam vestir-se à paisana, deslocar-se até à Sopa do Sidónio, em frente à igreja dos Anjos, e indagar, junto daquelas centenas de desafortunados que se juntam ali, diariamente, em busca de um pão e de uma sopa, a origem dos seus infortúnios. Obteriam respostas surpreendentemente dolorosas. Assinalamos o Ano da Pobreza e da Exclusão (parece que é assim a designação da piedosa lembrança), dizemos umas palavras comovidas, ou passamos indiferentes, ou entregamos um óbulo misericordioso, e desandamos para a nossa vidinha.
As coisas não acabam desse modo. A questão, a gravíssima questão, é política. E os responsáveis são, naturalmente, os políticos. Temos assistido à birra dos dois dirigentes do rotativismo. Um vai ser corrido, como tudo o faz supor. O outro, com as ameaças que faz, sobretudo à Constituição, fornece-nos o retrato de uma completa distorção do país. Nem um nem outro servem. Então, quem? Depende de nós, aí sim, uma alteração de rumo.

Há anos que Portugal anda ao deus-dará. Nunca é demais insistir na calamitosa herança do dr. Cavaco, um dos mais ineptos primeiros-ministros que tivemos. O monstruoso embuste criador em torno deste senhor é, ele mesmo, monstruoso. E os tenores que lhe entoam loas têm sido copiosamente beneficiados pelo "sistema". As coisas estão estruturadas e foram montadas de forma a não haver deslizes. E eles estão por toda a parte: nos jornais, nas televisões, nas rádios; nos "comentadores" que, sem sobressalto, transitam para as abas do poder, sem vergonha nem um pingo de compostura. Agora, anda por aí um, balofo e zeloso, ainda não há muito grave "analista" na televisão do Estado, dos fenómenos políticos circundantes. O caminho foi iniciado. Vejamos o que se segue.

O ambiente é de cortar à faca. Tenho por hábito percorrer as ruas de Lisboa, conversar com as pessoas, e cada dia me convenço mais de que estes cavalheiros estão a enfiar-nos numa camisa-de-onze-varas, mas não sabem prever a explosão social que se aproxima. Penso no seguinte: se não estivéssemos inseridos nesta "União Europeia" (muito desavinda) a situação teria, certamente, tomado outro caminho. O que não impede de o desgosto, a inquietação e o desespero dos portugueses escolherem um atalho, de certeza mais agressivo e violento do que as marchas de protesto.


O que nos enoja é assistir às análises, aos prognósticos, aos palpites e às sugestões de bravos e distintos economistas, gente de alto préstimo e com duas e três reformas chorudas, a propor que se reduzam ainda mais os salários, e que caia nos lombos dos pobretanas o sarrafo das "restrições". Dizem eles que é para bem do "interesse nacional", expedito palavrão que tem encoberto as mais sórdidas infâmias.

(Baptista Bastos, in Jornal de Negócios, 08/10/2010. Negritos e imagens acrescentados por mim)

_______________________________________________________________
 
Pós-Texto 1:  - A propósito deste mesmo assunto e desta mesma gente,  "obrigatório" ler este artigo no semanário SOL on-line de 31/10/2010, com o título: - «7,5 milhões de euros para salários de 46 gestores». E refere-se isto apenas ao ano de 2009 e aos gestores de apenas 9 (nove) das empresas tuteladas pelo Estado:  - ANA, STCP, EP (Estradas de Portugal), CTT, REFER, CP, ML, CARRIS e TAP.  E isto apesar de serem estas empresas as que, desde sempre e invariavelmente, apresentam um prejuízo anual de vários milhares de milhões de euros!
«A aparente fartura do dia-a-dia destes gestores contrasta com a situação das suas empresas. Nos últimos quatro anos, o passivo destas nove companhias mais do que duplicou, de 13,3 mil milhões de euros em 2006 para 31,1 mil milhões de euros no final de 2009.»
Mas o ministro das finanças não sabe onde cortar... e prepara-se para continuar a cortar nos mesmos de sempre!...


Pós-Texto 2: - E aqui mais uma leitura "obrigatória" para quem quiser reflectir - a Fundação da Cidade de Guimarães - onde a presidente recebe 14.300 euros por mês e os vogais executivos 12.500 euros. Multiplique-se isto por 14 meses. E multiplique-se ainda pelos milhares de organismos (muitos nem sequer chegam a passar do nome) que têm nascido por aí nos últimos anos como se de cogumelos se tratasse, e destinados unicamente a acoitar os "boys", amigos e familiares. Isto serve apenas como um mero exemplo do universo de parasitários para onde o nosso dinheiro é despejado, os nossos impostos, os cortes nos nossos ordenados e reformas, os cortes na saúde e na educação. 
Mas o ministro das finanças não sabe onde cortar... e prepara-se para continuar a cortar nos mesmos de sempre!...

.

4 comentários:

kakauzinha disse...

"Nunca é demais insistir na calamitosa herança do dr. Cavaco, um dos mais ineptos primeiros-ministros que tivemos..."

O homem consegue multiplicar os fracassos. E vamos para nova calamidade, sem o meu voto, como é óbvio.

Milan Kem-Dera disse...

Ah pois vamos! Vê só a miséria que ele tem como opositores... não há escolha possível, e lá vai ele ser reeleito pela abstenção.

kakauzinha disse...

Mano, e se tu te candidatasses? Eu voto em ti!

Milan Kem-Dera disse...

Obrigadinho, mana. Já tenho um voto! Só faltam 7.499...