quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Grécia Hoje: - Uma antevisão do "Portugal Amanhã" ?!... da "Europa Amanhã" ?!...

.



Polícia de choque grega contra os manifestantes anti-austeridade
(A oitava greve geral pelo mal-estar dos cortes nos impostos)


Por Renee Maltezou e Behrakis Yannis
ATENAS
qua 15 dez 2010 0:56 pm EST

ATENAS (Reuters) - Manifestantes gregos entraram em confronto com a polícia e incendiaram carros e um hotel no centro de Atenas (quarta-feira), quando dezenas de milhares de pessoas marcharam contra as medidas de austeridade que visam tirar o país de uma crise da dívida.  A polícia de choque respondeu com dezenas de cartuchos de gás lacrimogéneo em confrontos que duraram mais de uma hora na maior e mais violenta marcha desde que três pessoas morreram nos protestos em Maio. A polícia perseguiu os jovens encapuzados que atiraram pedras e paus.  Horas antes, o parlamento aprovou mais reformas e cortes de despesas que são uma condição da UE / FMI para o resgate de 110 mil milhões de euros (US $ 150 bilhões) concedidos em Maio, em troca de fortes medidas de austeridade.
Trabalhadores do sector público e privado cancelaram vôos, fecharam escolas e paralizaram os transportes públicos; cerca de 50 mil marcharam pela capital - Atenas. Alguns gritavam: "Revolta! Reversão nas medidas do governo!"

Quando a marcha chegou ao Parlamento, cerca de 200 esquerdistas conservadores atacaram o ex-ministro dos transportes Kostis Hatzidakis com os punhos, pedras e paus, gritando: "Ladrões! Tenham vergonha!"  O rosto do ex-ministro ficou coberto de sangue, tendo-se abrigado num edifício, disseram testemunhas à Reuters. Segundo a polícia, nove pessoas foram presas e outras 11 detidas temporariamente, enquanto três ficaram feridas.
Três carros na Praça Syntagma estavam em chamas, enquanto um quarto do hotel de luxo estava em chamas depois de coquetéis molotov terem sido lançados. Fumaça e gás lacrimogéneo cobriram a praça e os transeuntes corriam freneticamente em busca de segurança.
"As pessoas dizem basta! A raiva é tão grande que ninguém pode pará-las", disse Ilias Iliopoulos, secretário-geral do sindicato ADEDY, acrescentando que a marcha era maior do que a de Maio, quando 50.000 participaram.  "Hoje é um aviso para o que se seguirá depois das férias", acrescentou.

Os navios permaneceram atracados nos portos, os hospitais trabalharam com o pessoal mínimo e os ministérios fecharam, os funcionários públicos e trabalhadores do sector privado ficaram afastados.
Sem os transportes públicos, as principais ruas do centro de Atenas ficaram atoladas, com os automobilistas esforçando-se para chegar ao trabalho. Não houve notícias na TV ou rádio, os jornalistas estavam em greve.
"Com a crescente raiva pública, o apoio dos sindicatos cada vez menor e o apoio da oposição ausente, o governo tem pela frente alguns meses difíceis", diz uma nota da consultora IHS Global Insight. "Mas a decisão do governo de manter-se num caminho reformista permanece intacta."

"Eu não posso sentar-me no sofá e ver meu país ir ao fundo. Estou aqui para gritar e lutar. Eu sou professora e muitos dos pais dos meus alunos estão desempregados", disse Anastasia Antonopoulou, de 50 anos, que viajou da ilha jónica de Zakynthos para a marcha.



.

6 comentários:

joãoeduardoseverino disse...

Parabéns, por este blogue ser tão bom.
Abraço e obrigado pelo link ao meu.

Milan Kem-Dera disse...

Caro João Eduardo Severino,
Retribuo inteiramente o elogio pela qualidade. E agradeço também a "linkagem" ao meu.
Um abraço.
Milan

ex-dgemn disse...

Parabéns pelo vosso trabalho. Vamos anotar o vosso url no nosso ex-DGEMN.
Um abraço

Milan Kem-Dera disse...

Obrigado pelo "link".
Não conhecia o vosso blogue. Já o "linkei" também.
Um abraço

Karocha disse...

Ena pá milan, ele é só elogios!
Espero que o alguidar esteja à mão :-))*

Milan Kem-Dera disse...

Olá karocha
Já me conhece... tenho sempre tudo à mão. E não só o alguidar!
Venha sempre; como sabe, tem aqui o seu lugar reservado.
:-)*