segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O fim da festa: - a falência do Ocidente!

.

Enquanto a Europa definha e empobrece, a China segue em frente, apresentando-se como a potência para a qual, tudo indica, dentro dos próximos 20 anos se verificará uma tranferência total (ou quase) do centro de gravidade económico e financeiro.  
E que se não culpe a China, porque a culpa cabe, por inteiro, à Europa.   Que nos últimos 30 anos, num regabofe sem contenção nem medida, enebriada pelo brilho estúpido de um pretenso novo-riquismo e incentivado pela falta de visão de políticos incompetentes e corruptos a nível central e local, gastou e se endividou muito mais do que lhe seria permitido, muito mais do que ela própria produzia.
  
E o ataque da China não se ficará apenas pela Europa.   Ele estender-se-á também aos EUA, daí o grande susto e a preocupação dos norte-americanos com a falência progressiva duma Europa recheada de maus políticos e de banqueiros desonestos, ambos apostados, primeiro num capitalismo selvagem e agora numa austeridade sem limites, que nos colocam em estado de recessão crescente e sem quaisquer estratégias de crescimento.   Primeiro a Grécia, depois a Irlanda, seguidas de Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, França, e até mesmo a própria Alemanha começa já a sentir os efeitos da estagnação económica.   Qual é o passo seguinte?   
 
Neste documentário, produzido pela BBC e transmitido pela SIC, fica bem explícita a resposta a esta pergunta. 



.

2 comentários:

Fada do bosque disse...

Olá Milan

Um excelente post!... como é costume de resto.
Tomei a liberdade de fazer circular esta reportagem lá pelo guerra, da vez que estava há uns dias para fazer um post onde acho que encaixa perfeitamente.

Sabe que me parti a rir com o seu anterior post do Passos?! ahahahah!! O Milan é demais! ;)

Um abraço!... e continue a dar-lhe com força! :)

Milan Kem-Dera disse...

Olá Fada

Obrigado pela referência. Chega a parecer "coisa do diabo" o facto de estes políticos de trampa que governam a Europa não se aperceberem da catástrofe para onde estão a fazer mergulhar este velho continente.
Quando se aperceberem, já será certamente tarde. Demasiado tarde.

Quanto ao post anterior, que tanto riso sarcástico provoca, veja o "aviso" que o Soares lhe deixa, numa crónica de hoje mesmo.

Um abraço