sexta-feira, 6 de julho de 2012

Incompetência e casmurrice - eis o senhor "dois em um"!

.

E porque não o ataque às verdadeiras "gorduras do Estado"?  E porque não o ataque às "gorduras do ricos"?  Porque há-de este rapazola lembrar-se apenas de tirar aos pobres e desprotegidos para dar aos ricos e aos protegidos do regime? 





Mudar de governo

A reacção de Passos Coelho ao acórdão do Tribunal Constitucional relativo aos subsídios diz muito, não só sobre a fraca capacidade intelectual do primeiro ministro, como também sobre os seus valores.

Seria de esperar uma declaração de aceitação da decisão do Tribunal Constitucional, seria mesmo aceitável que o primeiro-ministro demonstrasse alguma preocupação com a necessidade de adoptar medidas.   Mas Passos Coelho optou pela vingança.
Passos Coelho começou por adoptar o corte dos subsídios com um falso argumento, que os funcionários públicos ganhariam mais do que os outros portugueses.   Um argumento premeditadamente falso e que não explicava o porquê da suspensão dos subsídios dos pensionistas do sector privado.
Se a justificação dos subsídios assentava em falta de honestidade intelectual, o mesmo tinha sucedido com a razão que terá levado a tal decisão.   Tudo começou com um falso desvio colossal que de forma desonesta foi atribuído ao anterior governo.   Veio a provar-se que tal desvio não existia e que o corte dos subsídios visava tapar o buraco da Madeira e promover a partir do Estado uma estratégia de empobrecimento dos trabalhadores portugueses.
Se a forma como a decisão foi tomada era imprópria em democracia, a desonestidade foi ainda mais longe ao dizer-se que a medida vigoraria durante dois anos quando foi público e notório que para a troika a medida foi tomada por definitiva.   Aliás, ainda recentemente o governo dizia que talvez lá para 2015 se pudesse equacionar a hipótese de pagar uma pequena parte dos subsídios.

Não admira que um primeiro-ministro desonesto tenha reagido a uma decisão do Tribunal Constitucional com uma vingança - o corte dos subsídios serão estendidos a todos os portugueses.   Começou por dizer que os funcionários públicos ganham mais do que os trabalhadores por conta de outrem, agora diz a estes que vão ficar sem subsídios por culpa dos funcionários públicos, porque estes foram protegidos pelo Tribunal Constitucional.
Quando o país está á beira do colapso económico, quando toda a Europa anseia por crescimento económico, quando o desemprego cresce exponencialmente e quando todos os economistas (excepto o Gaspar) consideram que o excesso de austeridade está a inviabilizar a economia portuguesa a mensagem vingativa de Passos Coelho é que vai aumentar a austeridade, além dos funcionários públicos serão todos a ficar sem subsídios.

Isto prova duas coisas, que o país tem um primeiro-ministro que julga que pode ser um ditador desde que a senhora Merkel goste dele e que, perante o falhanço da sua política fiscal, aproveita-se agora da decisão do Tribunal Constitucional para aumentar brutalmente a austeridade para compensar a grande queda da receita fiscal, resultado da incompetência do seu ministro das Finanças.
Quis o destino que no mesmo dia em que um católico apostólico romano se babava junto dos jornalistas dos elogios dos líderes comunistas chineses à austeridade aplicada aos portugueses, os juízes do Tribunal Constitucional de uma pequena democracia europeia reafirmasse um valor constitucional que está na génese da democracia na Europa, o valor da igualdade.
Compreende-se a reacção de Passos Coelho, foi a reacção de quem parece ser alérgico aos valores da democracia e parece ficar com urticária quando se sente incomodado com as instituições democráticas.

O país precisa de um novo governo, com gente que tenha apego à democracia, governantes que tenham consideração pelos seus concidadãos e não gostem de os ver transformados em escravos, um primeiro-ministro capaz de ser competente em democracia, um ministro das Finanças que faça previsões sérias.   Não está em causa se é um governo de direita, de esquerda, ou de salvação nacional, que seja competente, honesto e formado por gente que goste do seu país e do seu povo.
Se Passos Coelho não consegue ou não quer governar em democracia e tratando os portugueses com igualdade, então que se vá embora, que vá trabalhar para as empresas do padrinho.


(Texto publicado no blogue "O Jumento", 06/07/2012)
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Hi there, just became aware оf yοur blog through Google, аnd found that it's truly informative. I'm goіng to watch out for brusѕelѕ.
І wіll be grateful іf you continue this
in futuгe. Numerous ρeоple will
be benefited from your writіng. Cheers!
My site : http://articlesnatcher.com/26500/best-e-cigarettes-what-makes-v2-cigs-fit-in-the-inexpensive-electronic-cigarette-category/

Anónimo disse...

I almost never cοmment, but i did some searching аnd ωound up here "Incompet�ncia e casmurrice - eis o senhor "doіs em
um"!". And I actually dο hаѵe
a fеw quеstions fοr уou if you uѕually do not mind.
Іs іt οnly me οr does it look liκe
sοme of these remarkѕ loоκ
аs if theу aгe coming from bгаin dеаd folks?
:-P And, if yοu arе writing on аddіtіonal social sіtes,
I would lіke to folloω anything nеω
yоu haѵe to ρoѕt. Would yοu list
of all of youг publіc pages lіke your lіnkеԁin pгοfіle,
Faсebook page oг tωitter fееd?


Fеel frеe tο surf to my ωeb-ѕite - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anónimo disse...

Woω, marvelouѕ blog layout! Hοw long haѵe уou
bеen blogging for? you mаde bloggіng loоk
easy. Тhe οverall look οf youг ωeb site is excеllеnt,
let alone thе content!

Reѵiеω my hοmepagе:
www.skaay.com