quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

VALENTINA LISITSA - O novo génio e a fada do piano!

Nascida em Kiev, na Ucrânia, Valentina Lisitsa começou a tocar piano aos três anos de idade, realizando o seu primeiro recital aos quatro anos. Realizou os seus estudos na Escola de Música de Lysenko e no Conservatório de Kiev. Depois disso, Valentina mudou-se para os Estados Unidos, tornando-se então cidadã americana e vivendo actualmente numa zona rural da Carolina do Norte.

Descrita pelos críticos como uma pianista "electrizante", esta ucraniana de nascença tem sido objecto de rasgados elogios desde a sua estreia no Avery Fisher Hall.

Com a sua técnica multi-facetada descrita como "deslumbrante", Valentina está perfeitamente à vontade em todo um vasto repertório desde Bach e Shostakovich a Mozart e a Bernstein. Apesar disso, ela admite ter uma afinidade muito especial com a música de Rachmaninov e de Beethoven.

Com uma abordagem particularmente própria e destemida em cada trabalho que realiza, ela foi recebida pelo público entusiasmado em todo o mundo, em especial dos ouvintes mais exigentes - considerando a sua estreia no Musikverein de Viena Golden Hall (2008), onde recebeu aplausos de pé nas suas interpretações.











.

Sem comentários: