segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Portugal com "Passos" largos... na rota fatal de aproximação à Grécia !

.

Ou...  estaremos nós na antecâmara de uma 3ª Guerra Mundial?

De visionamento obrigatório, este vídeo faz um relato avassalador sobre o impacto da privatização massiva de bens públicos e sobre toda a ideologia neoliberal que está por detrás.

Este documentário (Catastroika) denuncia exemplos concretos na Rússia, Chile, Inglaterra, França, Estados Unidos e, obviamente, na Grécia, em sectores como os transportes, a água ou a energia. De forma deliberada e com uma motivação ideológica clara, os governos daqueles países estrangulam ou estrangularam serviços públicos fundamentais, elegendo os funcionários públicos como bodes expiatórios, para apresentarem, em seguida, a privatização como solução óbvia e inevitável.   Sacrifica-se a qualidade, a segurança e a sustentabilidade, provocando, invariavelmente, uma deterioração generalizada da qualidade de vida dos cidadãos.
 
As consequências mais devastadoras registam-se nos países obrigados, por credores e instituições internacionais (como a Troika), a proceder a privatizações massivas, como contrapartida dos planos de «resgate».   Catastroika evidencia, por exemplo, que o endividamento consiste numa estratégia para suspender a democracia e implementar medidas que nunca nenhum regime democrático ousou sequer propor antes de serem testadas nas ditaduras do Chile e da Turquia.
 
O objectivo é a transferência para mãos privadas da riqueza gerada, ao longo dos tempos, pelos cidadãos.   Nada disto seria possível, num país democrático, sem a implementação de medidas de austeridade que deixem a economia refém dos mecanismos da especulação e da chantagem — o que implica, como se está a ver na Grécia, o total aniquilamento das estruturas basilares da sociedade, nomeadamente as que garantem a sustentabilidade, a coesão social e níveis de vida condignos.

(Publicado em 11/05/2012 por iacpt)  (Inspirado por Fada do Bosque)
 
 
 
.
 

2 comentários:

Fada do bosque disse...

Olá Milan,

O seu post está excelente!Mas o que mais me preocupa, é que noto que as pessoas fogem de ver a realidade e muitas das que andam pela internet, não param para ver um vídeo, pois acham o tema uma maçada, ou então por ser demorado... e é por estas e por outras, que depois de terem conseguido derrubar a URSS, um bastião que lhes fazia frente, a UE já unificada com essa finalidade será canja. A maioria está completamente alienada ou então preocupada com os probleminhas domésticos e não se dá ao trabalho de compreender, porque certas coisas lhes estão a acontecer.

Um grande abraço e muito obrigada.

Milan Kem-Dera disse...

Fada

Tem razão. Mesmo perante as agressões sucessivas por parte deste governo nacional e das entidades que (des)governam a Europa, mesmo sentindo na pele e na carteira as medidas terroristas que se abatem sobre todos nós, até no capítulo da informação as pessoas continuam consumidoras do "fast food", recusando saber o que se passa ou poderá vir a passar, antes tentando enterrar a cabeça na areia...

Um abraço.