domingo, 25 de novembro de 2012

A guerra por detrás das guerras - aquela que nos é escondida

.

"The War You Don't See"  (o filme completo)

Já há cerca de um ano atrás postei aqui este impressionante documentário de John Pilger sobre a manipulação propositada das massas através da comunicação social.   Talvez porque demasiado incómodo para os "senhores da guerra", este documentário foi por duas vezes eliminado pelos dois sites onde estava alojado, motivo por que aconselho agora a visioná-lo quanto antes, e antes que, de novo, ele seja desactivado.
 
Tão impressionantes são os relatos dos próprios repórteres que viveram como "embutidos" (embedding) em vários cenários de guerras actuais e da última década, que é de concluir que as imagens que nos chegam diariamente através das grandes cadeias de Televisão poderão não ser mais do que grandes encenações, feitas com um único propósito - o de esconder, o de escamotear, ou até mesmo o de inverter a verdade com o fim de manipular as grandes massas, como se fora um verdadeiro governo invisível.   E a começar logo pelos próprios jornalistas e repórteres que, ao serviço de grandes cadeias de TVs que mantêm acordos secretos com os políticos intervenientes, nos dão uma versão tendenciosa, ou mesmo errada, da verdadeira "verdade" que se quer escondida dos olhos do grande público, em particular, e do mundo em geral.




NOTA PÓSTUMA:   E pronto...  são 23.00 horas do dia 27-11-2012 (apenas 2 dias depois deste post)  e mais uma vez este filme foi retirado do YouTube, cerca de 1 hora atrás.   Os "senhores de guerra" estão atentos!...  - quem não viu, visse!

Todavia, e para que não fique aqui um rectângulo negro no lugar do filme de 90 min., coloco no mesmo sítio um pequeno extrato de 6 min. que os "senhores-da-guerra" deixaram passar.   Dá, pelo menos, para saborear um pouquinho do muito que o filme mostrava.   Sublinho que todos estes mortos eram apenas civis - um grupo de pessoas insuspeitas com crianças e adultos desarmados!

Para quem não viu o documentário:

A vida humana nada conta para estas potências imperialistas (ou sub-imperialistas) nem para os média que as defende.   Nada está acima dos interesses económicos ou estratégicos militares dos estados e grupos económicos que exergem a hegemonia política no planeta.   As cenas das atrocidades que são vistas no filme foram cometidas no Iraque, no Afeganistão e na Palestina, e são apenas amostras do grau de perversidade a que se pode chegar com o objetivo de garantir privilégios.
 
Algumas informações rápidas que o documentário apresenta(va).
 
Durante a I Guerra Mundial 10% das mortes eram de civis.
Durante a II Guerra Mundial 50% das mortes eram de civis.
Durante a Guerra do Vietnã 70% das mortes eram de civis.
Durante a Guerra do Iraque mais de 90% das mortes eram de civis.
 
A matança de civis e o causar-lhes grande sofrimento é crime de Guerra – IV Convenção de Genebra.   A ONU foi usada para travar uma guerra invisível contra o povo iraquiano, que carecia de medicamentos, causando a morte de milhões de crianças com idade abaixo dos 5 anos.   Lembro que a ONU é principalmente financiada pelos EUA.
 
Destruir as estruturas base do país, como escolas, hospitais e habitações são os principais alvos das guerras actuais, bem como lucrar com os recursos do país dominado, como o petróleo no caso do Iraque, e. claro, o testar de novas armas como a bomba de fósforo, cujo uso é proibido em guerras.   Porém, foi usada no iraque, como era mostrado no documentário, e até Israel (financiado pelos EUA) também não se coibiu de usar uma destas numa escola cheia de crianças, na Palestina.
 
O grau actual de desumanidade é tão grande que, após aquele helicóptero atirar nos civis e matar sete pessoas e duas crianças, um dos "senhores-da-guerra" ainda comenta: - “isso é culpa deles, quem mandou trazerem crianças para a batalha?”.   Qual batalha?  eles viviam ali!!!
 
Afinal, de que lado está o "terrorismo"?

 



Actualização em 25/03/2013:  - E eis que, de novo, alguém coloca no site Vimeo o filme original completo - "The War You Don't See".    E uma vez mais o coloco aqui até ao dia em que ele tornará a desaparecer.    E como estou certo de que isso irá acontecer, aconselho a que o visionem de imediato:




 
.

3 comentários:

Fada do bosque disse...

Olá Milan,

Uma reportagem excelente que os desmascar por completo! Eu fiquei admirada por ter conseguido publicá-lo.

Eles não estão mesmo para brincadeiras e até a net é controlada e censurada.

Isto é impressionante. Mas, apesar de não ter comentado na altura, vi pela segunda vez, graças ao Milan. Obrigada!

Um abraço

Milan Kem-Dera disse...

Olá Fada

É impressionante a rapidez com que esta banditagem actua no sentido de esconder a merda que fazem.
Isto só se consegue (penso eu) mantendo uma super-equipa multinacional de censores.
Sim, porque outros filmes do John Pilger há-os aos montes na net e não são eliminados. Só este tem sido sistematicamente eliminado!

A quanto trabalho estes pulhas se dão!

Um abraço

Bate n'avó disse...

Pois é, o cerco aperta-se cada vez mais, o meu IP mesmo com wireless já acusa o mesmo local, antes atirava-me para locais absurdos. Isto pq andaram há dias a mexer nas caixas que se encontram na rua a fazer não sei o quê??? estou a falar da zon.

Se quiserem o filme com legendas em portuga posso enviar por wetransfer.
Cada vez que passo por um vídeo deste calibre saco-o, e fica logo guardado num disco rígido externo que é para eles não saberem...isto vai ficar pior!