quarta-feira, 25 de maio de 2011

SCUTs... a história secreta da MAIOR VIGARICE de que ninguém quer falar!

.



A história secreta

Almerindo Marques vai ser presidente da Opway, uma construtora do Grupo Espírito Santo.   Ocorreram várias coisas antes de lá chegar.   O Rui Costa resume, eu adapto:

1.  Almerindo Marques, presidente da Estradas de Portugal, renunciou ao cargo em Março de 2011.
2.  Dois meses depois, o Tribunal de Contas audita  uma renegociação de dívida entre as Estradas de Portugal e as concessionárias das SCUT:

  • A dívida do Estado às concessionárias passou de 178 milhões para mais de 10.000 milhões de euros;
  • A Ascendi (liderada pela Mota-Engil e pelo Grupo Espírito Santo) garantiu mais 5400 milhões de euros em rendas, que não dependem do número de carros em circulação;
  • A Euroscut (liderada pela Ferrovial) garantiu mais 1186 milhões de euros em rendas;
  • Em 2011, o Estado recebe 250 milhões de euros em portagens e paga 650 milhões de euros de euros em rendas, com um prejuízo de 400 milhões de euros (62% do valor das rendas, 160% do valor das portagens)
Pior:
O Governo não só nomeou as comissões de negociação (ver aqui) , como criou condições para escapar ao controlo do Tribunal de Contas.   Em 2006, a maioria socialista aprovou uma alteração aos poderes do tribunal que permite modificações a contratos antigos:
«Não estão sujeitos à fiscalização do Tribunal de Contas os contratos adicionais aos contratos visados», determina a Lei 48/2006, de 29 de Agosto.”

3.  Almerindo Marques nega que as Estradas de Portugal tenham concluído um negócio ruinoso (0:55  no filme).
4.  A 23 de Maio o Jornal de Negócios noticia que Almerindo Marques vai ser o próximo presidente da Opway,  a construtora do grupo BES.

O que diz o PSD?   Nada.   O que diz o CDS?   Nada.   O que diz a blogosfera de Sócrates?    Nada.  

O grupo Espírito Santo é a história secreta de Portugal.

(por Luís M. Jorge, In Delito de Opinião - 25.05.11)


Mas há mais, muito mais.   Esta é uma história bem cabeluda!

"A auditoria do Tribunal de Contas que arrasa as negociações do Governo para lançar novas estradas - e que a TVI revelou em primeira mão - só será conhecida depois das eleições. O documento esteve prestes a ser aprovado em finais de Abril, por um colectivo de três juízes, mas a intervenção do Presidente da República e a doença do juiz relator atrasaram o processo.

Na sessão de 28 de Abril, de acordo com várias fontes, o presidente do tribunal, Guilherme d`Oliveira Martins, referiu aos juízes a existência de um acordo antigo, com a Presidência da República, no sentido de ser evitada a publicação de relatórios tão sensíveis politicamente em período pré-eleitoral.

O Presidente da República desmente: «A Presidência da República desmente, em absoluto, esse assunto». O próprio Guilherme D'Oliveira Martins, confrontado com a mesma questão, também a desmentiu. «Desmente-se que tenha havido ou possa haver qualquer indicação quanto à oportunidade de publicação de qualquer relatório de auditoria»".   (Toda a notícia AQUI)



.

8 comentários:

Anónimo disse...

Oi é a 1ª vez que vi a tua página e gostei muito!Bom Trabalho!
Adeus

Karocha disse...

"O grupo Espírito Santo é a história secreta de Portugal."

Isso mesmo Milan!!!

peixebanana disse...

Vou ter que roubar para o peixe banana. É impressionante, como é que chegámos aqui?
E pior, como é que vamos sair daqui?

Karocha disse...

Dê uma vista de olhos no meu blog, peixebanana, o Milan até é seguidor!

Milan Kem-Dera disse...

Karocha
Será por estas e por outras que o "amigo" Ricardo Salgado tem andado tão caladinho nos últimos tempos, desde a oficialização do pedido do resgate? Parte do "bolo" que aí vem vai-lhe cair no colo...

Peixebanana
Leve. Leve e divulgue, que este é daqueles assuntos que requerem a maior divulgação, já que a imprensa da corja nada noticia, já que nenhum dos partidos a isto se refere (porque será?...), e já que até a PGR se preocupa mais em instaurar processos às agências de rating do que investigar toda esta enorme vigarice...

Karocha disse...

Algo de estranho se está a passar Milan, não me parece que seja isso mas...

Milan Kem-Dera disse...

E até a "troika" passou por cima disto!
A menos que "todos" lho tivessem escondido, o que não acredito...

Karocha disse...

Acredite Milan!