sexta-feira, 4 de março de 2011

Este modelo político FALHOU !!! - é urgente assumi-lo e procurar outro!...

.




«A situação é de tal forma grave que a troca de Governo já é insuficiente»

A frase é de Rui Rio, presidente da Câmara do Porto e afecto ao PSD, que defendeu ontem a necessidade de reformas profundas no actual regime político, considerando que "a situação é de tal forma grave que uma mudança de Governo já não basta".

"Se houvesse eleições antecipadas, não haveria uma mudança de regime, mas uma mudança no Governo. Isto é de tal forma grave que uma simples troca de Governo é insuficiente", defendeu Rui Rio
O autarca respondia aos jornalistas na apresentação dos "Grandes Debates do Regime", que o município organiza a partir de dia 31.
Sem "reformas profundas, o regime irá à falência de uma forma que ninguém consegue adivinhar", avisou.

Para Rui Rio, a queda do regime não acontecerá de forma "tradicional", mas "de forma pior, com um poder democrático fraco e outros poderes fortes que às vezes nem o rosto se lhes conhece e não se consegue sequer combater devidamente".  (Notícia DN)


É necessário e urgente assumir, duma vez por todas, que este modelo político já nada mais tem para dar!   Acabou!...  
  
O país está claramente na bancarrota, com uma dívida externa do tamanho do PIB (Produto Interno Bruto) e da qual não sairá, na melhor das hipóteses e ainda que numa mudança de regime,  nas próximas 3 ou 4 décadas.  
A qualidade da nossa democracia, avaliada a partir da execrável espécie de políticos que tomaram de assalto este país desde há quase 40 anos;  avaliada a partir da qualidade das leis produzidas no parlamento e do estado da nossa justiça nos tribunais;   avaliada a partir do mar imenso de desempregados (cerca de 700 mil) e das enormes distorções e injustiças sociais que alastram de norte a sul e do interior ao litoral;  avaliada a partir do estado cada vez mais degradado da nossa economia, com uma balança de pagamentos cada vez mais negativa e onde cresce exponencialmente a nossa dívida, a par das importações de bens que não produzimos (e deveríamos);   avaliada a partir de um sistema político onde se eternizaram e se alternam no poder apenas dois partidos (PS e PSD) tendo à volta destes uma meia dúzia de outros sem  expressão e credibilidade  e, entre todos eles  e já tão certo quanto  indiscutível,  aquele  nefando pacto de  propriedade exclusiva do país  por "usucapião", transformado-o numa coutada privada de uma classe que se autodenomina de "superior" e se organiza em grupos de influência e em "seitas secretas" vulgo "lojas maçónicas",   isto  mais não é que uma democracia de farsa que apenas funciona na bocarra e nos bolsos de uma imensa quantidade de chulos, que nunca fizeram outra coisa que não fosse viver sumptuosamente à custa de quem trabalha e de quem paga os impostos!   Todos feitos burros de carga, trabalhando e sofrendo na pele e na alma as faltas que sobram a uma milionária e luxuosa classe política que vive à sua custa e que os explora e os manipula a seu belo prazer!

É chegado o tempo de dizer BASTA!...  CHEGA!...  Que este povo  enganado e maltratado (mas até agora  acomodado), se prepare para exigir dos políticos que eles se reorganizem e se renovem.   Em gente e em criatividade!   Que se reinventem na procura e desenvolvimento de um modelo político que sirva os interesses do país e dos portugueses, e não exclusivamente os seus interesses privados!   Que se proceda de forma a credibilizar a classe política com gente que agora se afasta (por nojo e por vergonha), dando inteira e total prioridade à competência e ao mérito, e não mais à incompetência,  ao oportunismo e  ao amiguismo!  O tempo urge e  já escasseia.  
Se quisermos manter a nossa integridade e a nossa independência vamos ter que lutar por ela.   Exigi-la a todo o custo.   Tenho para mim que o próximo dia 12 de Março será apenas o primeiro de muitos que se seguirão.  Um balão de ensaio neste laboratório que é Portugal.   Atrás deste muitos outros virão, cada um mais exigente que o anterior, até à extinção desta estirpe de gente sem princípios e sem vergonha, que há muito deveria ter sido erradicada como praga que se instala, alastra e tudo come!    Até se obter um sistema político a que verdadeiramente se possa chamar de "democrático"!   E não esta criminosa, odienta e vil palhaçada travestida de democracia!...


***   ***   ***


Adenda: - Embora se trate de uma brincadeira usando o discurso de Kaddafi em árabe, alguém legendou este vídeo com um texto em português, perfeitamente contextualizado e adaptado à realidade actual em Portugal.   Vale bem a pena perder os 5 minutos que dura o vídeo e em que "Kaddafi" (por ironia) corporiza a figura de um denunciante do sistema corrupto português, já que nele são ditas verdades incontestáveis que nos fazem reflectir maduramente.




.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo seu blog. Mas o Rui Rio é artista, a mudança que ele se refere eu penso que seja a regionalização para arranjar tachos para os acciques da bola do Porto.

Ele em publico não fala de regionalização, mas em privado é a favor.

O gaijo é fino.


Regionalizar o apsi era o degredo, então no mapa das 5 regiões é que enm pensar, que a escumalha da bola do porto destruia o pais em 3 tempos.

Nunca pode ser dado poder oa Porto sob tudo acima do douro, porque ai seria lançada a guerra norte sul.

Spou contra argionalização, mas se fosse adinate tinha que ser no mapa das 7 regiões, de moso a tiarar poder ao porto sob tudao acima do douro.

Porque basta entrar nos jornais onde de vez em quando aparece um artista com o nick de galécia e galaico a pedia ssecessão de lisboa, e basta ir ao fórum galecia para ver quais são as intenções destes separatistas.

No fundo eels não querem regionalizr o pais, querem retalhá-lo.

Estes pulhas do forum galecia, andam ai a minar a intenet com videos, censuram conentários que não gostam, mas esquecem-se que alusitania pre-romana de viriato chegava á corunha.

A gelecia só foi criada na segunda divisão da hispania, em 298 dc, depois do dominio dos lusitanos e demorou pouso mmais de 100 anos, visto que o imperio romano caiu em 476 dc.

Cumprimentos.

Milan Kem-Dera disse...

Caro anónimo

Quando aqui eu exorto à mudança política profunda, nem sequer estou a pensar exclusivamente na regionalização que, para mim, não passa de mais um estratagema para inventar mais uns quantos milhares de lugares para os boys. Terá as suas vantagens, não duvido, mas o motivo que os move não tem a ver com as vantagens para o país ou para o povo, mas antes uma continuação do regabofe que já todos conhecemos à classe política que temos.

Quando aqui advogo a mudança e a renovação políticas, é no sentido de "sacudir" este povo anestesiado, alertando para as terríveis consequências da continuação deste sistema, tal como está e com as mesmas caras, com o mesmo sistema politico-partidário onde campeia eternamente o binómio PS/PSD e com o mesmo processo eleitoral, testados que estão já durante os últimos quase 40 anos e com os resultados que estão à vista e por todos conhecidos.

Por isso eu digo que este regime se esgotou e é preciso e urgente encontrar outro que o substitua e que dê garantias de uma democracia verdadeira, e não esta farsa e esta fraude que engana o povo, empobrece o país e só serve os interesses de uma corja de oportunistas e trapaceiros que se apoderaram do poder. E, como tudo indica, nunca de lá sairão pelo seu pé; terão que ser de lá apeados, nem que seja à força!