terça-feira, 11 de maio de 2010

TGV... pois claro! Contra tudo e contra todos!



Primeiro... não havia dinheiro para nada! Depois, bruscamente, como que por magia e qual coelho tirado da cartola, eis que surgiram do tal “nada” várias centenas de milhões de euros para “ajudar” os pobrezinhos dos multimilionários de Portugal. Para que continuem a multiplicar a suas infindáveis e multimilionárias fortunas!

Primeiro… a falência do banco dos multimilionários era “cosa” deles. Dos multimilionários.
Depois, subitamente, como num abrir e fechar de olhos, a "cosa" deles passou a “cosa nostra”!...

Primeiro… era o “défice”. Havia que apertar os cintos dos pobres (e também dos remediados que acabaram já por descer ao patamar dos pobres). Havia que congelar salários e reformas, despedir funcionários, criar uma estrutura em pirâmide aos professores por forma a reduzir a factura da educação, fechar escolas e centros de saúde, pseudo-privatizar hospitais (e a conta da saúde a aumentar), retirar benefícios fiscais, penhorar por tudo e por nada, subir impostos, subir as coimas e multas (estimulando até os agentes a produzi-las em benefício das suas avaliações de carreira). Tudo em nome do “défice” e da criação de 150.000 postos de “(des)emprego”.

Depois… e por “dá cá aquela palha”, concedem-se reformas e prémios milionários a milionários que chegam a somar várias reformas e prémios milionários, ao mesmo tempo que detêm altos cargos e ordenados milionários em empresas do estado (e fora dele) e que se deslocam em carros milionários de alta cilindrada e de alto luxo, topo-de-gama, entre as suas várias vivendas milionárias espalhadas pelo país. Com o argumento de que são poucos… e não contam! E... curiosamente, todos velhos amigalhaços desde longa data!


Depois… vem a urgente construção dum mega-aeroporto. Para substituir o actual… que afinal está muito longe de estar esgotado… mas apenas, “por azar”, situado em terrenos que valem ouro! E é preciso alimentar o “lobby” da construção! Principalmente… alimentar este LOBBY!!! Que, mais que da “construção”, é o grande lobby da “corrupção”!

Depois… vem a urgente construção do TGV. Que, depois de queimar 10.000 (ou 15.000 ou 20.000…) milhões de euros, vai circular acima e abaixo e de lés a lés… cheio de moscas! Moscas mesmo! Moscas a sério! Moscas que, bem refasteladas e climatizadas, irão cagar nos limpíssimos e esterilizados vidros das janelas das suas esterilizadas e climatizadas carruagens! E até… sem se darem conta de que estão a cagar a 300 km/h!... numa muito apropriada manifestação de que neste país, até as moscas imitam os políticos e se estão cagando para 15 ou 20.000 milhões de euros!!!

Sim, porque… pessoas mesmo, a utilizar o TGV?... tenho as minhas dúvidas! Só mesmo as moscas irão tirar partido do TGV! Que isto nada mais é do que um outro meio de alimentar aquele mesmo “lobby”.

E continuam a ser estas, teimosamente, as grandes prioridades deste país, como se nadássemos em dinheiro! País que já quase não tem condição nem justificação para se manter independente. País que, à custa de tanta pornografia política, deixa já poucas opções no xadrez político internacional: - transformado em simples jogo de cara-ou-coroa, já pouco faltará para ver chegar o dia em que, das duas uma, ou anexado à Espanha... ou comprado por Angola!... De que valeram 8 séculos de história?... 8 séculos de guerras e de lutas?... 8 séculos de fronteiras definidas?... 8 séculos de cultura?... 8 séculos de sacrifícios?...

Tudo isto “lambido”, como manteiga em focinho de cão, em pouco mais de 3 dezenas de anos e por meia dúzia de oportunistas, gente sem competência e sem escrúpulos para quem todos os meios são lícitos, desde que resulte em benefício próprio!


Agora mesmo e já à beira do abismo da bancarrota, acelerada nos últimos anos, assina-se à pressa e quase em segredo um contrato completamente estúpido que, a concretizar-se, será mais uma monstruosidade inútil - a linha do TGV a acabar no meio de coisa nenhuma - no Poceirão. Com que escondidos objectivos?...  Eu penso saber quais!  E toda a gente saberá também quais!...  O processo é sempre o mesmo: - o que interessa é alimentar a clientela política do "lobby", o que interessa é chegar as coisas depressa ao ponto de não retorno, e o resto... que se lixe! Aumentam-se os impostos, reduzem-se os ordenados e regalias dos trabalhadores, inventam-se, até, novos impostos!... Para estes políticos todos os meios justificam os fins!...


.

1 comentário:

Anónimo disse...

Greetings from Florida! I'm bored to tears at work so I decided to check out your blog on my iphone during lunch break. I really like the knowledge you present here and can't wait to take a look when I get home.
I'm amazed at how quick your blog loaded on my mobile .. I'm not even
using WIFI, just 3G .. Anyways, excellent site!
Check out my web-site perfumes