quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Princípio de Peter ou... a tartaruga em cima do poste!

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)

O Princípio de Peter, em Administração, pode ser resumido no enunciado:

"Num sistema hierárquico, todo o funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência." (no original, em língua inglesa, 'In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence').

Histórico:
Formulado por Laurence Johnston Peter (1919–1990), antigo professor na University of Southern California e na University of British Columbia, o Princípio de Peter tornou-se famoso com a publicação da obra homónima, de 1969, hoje considerada como um clássico na área da gestão empresarial.

O Princípio:
Segundo o autor, nas organizações burocráticas, hierarquicamente estruturadas, os funcionários tendem a ser promovidos até ao seu "nível de incompetência".

Através de várias observações e exemplos, o autor demonstra que os funcionários começam a trabalhar nas posições hierarquicamente inferiores. Quando, porém, demonstram competência nas tarefas desempenhadas, por via de regra são promovidos para graus superiores. Esse processo mantém-se, até que esses funcionários atinjam uma posição em que já não mais são "competentes", isto é, capazes de desenvolver a contento as tarefas.

Como a "despromoção" não é um mecanismo habitual, as pessoas permanecem nessas posições, em prejuízo da organização a que pertencem. A isto Peter denomina de "nível de incompetência" - o grau a partir do qual as pessoas não têm competência para a posição que ocupam.
As Hierarquias são como as prateleiras… Quanto mais altas mais ineficazes se tornam….


Por isso mesmo este país está recheado de "Tartarugas em Cima dos Postes":

- a gente não entende como ela chegou lá;
- a gente não acredita que ela esteja lá;
- a gente sabe que ela não subiu para lá sozinha;
- a gente sabe que ela não deveria nem poderia estar lá;
- a gente sabe que ela não vai conseguir fazer absolutamente nada enquanto estiver lá;
- a gente sabe que tudo o que temos a fazer é ajudá-la a descer de lá!

.

Sem comentários: