quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Só resta aos poderes estabelecidos seguirem a decisão do "saudoso" Dr. Salazar: - exilá-lo!...

 
 
 
 
 
Exilar Soares, já!
 
 
Vai em cacos a vida pelos lados de São Bento e Belém – e não só.    A entrevista “escacha pessegueiro” de Mário Soares ao DN e à TSF no último domingo (conduzida por João Marcelino e Paulo Baldaia) teve efeitos de furacão num país amodorrado, amarrado pelo poder tricéfalo do PSD/CDS/PR.

Ao chamar com todas as letras os nossos principais dirigentes “delinquentes”, e ao preconizar o seu julgamento, “depois de saírem do poder”, Soares provocou ondas de choque parecidas, há já quem diga, às de Humberto Delgado quando, em 1958, afirmou demitir, obviamente, Salazar se ganhasse as eleições.

Nunca ninguém foi tão longe em relação a governantes como ele;    nunca um político com o seu prestígio, a sua obra, a sua cultura, a sua experiência, a sua projecção ousou dizer na praça pública o que ele afirmou.    Frontal, Mário Soares tornou-se o líder da oposição (moral) que nos faltava, a bandeira da nossa traída dignidade, a energia contra o nosso medo – como o foi, em jovem, ao enfrentar o fascismo e o colaboracionismo, não hesitando em propor, hoje como ontem, rupturas  (não pagamento da dívida, por exemplo)  e saltos para o futuro.

Tornado há muito demasiado sólido para ser destruído, ou difamado, ou ridicularizado  (as insinuações sobre a sua saúde mental, devido à idade, tornaram-se gratuitas),  demasiado visível para o calarem  (os comentadores pediram na TVI 24 que a comunicação social passasse a censurá-lo!),  só resta aos poderes estabelecidos seguirem, repetindo-a, a decisão do saudoso Dr. Salazar:   exilá-lo.
 
África, pois, com ele – já!    Rui Machete dará uma preciosa mãozinha nisso.
 
(Por Fernando Dacosta, in "I", 17-10-2013)

7 comentários:

Anónimo disse...

Macau? Fundação? Presidências abertas? Viagens com a corte? Destruição da indústria pesada? Descolonização?

Anónimo disse...

Tudo bons assuntos para sentença de cadeia, nacionalização do património e não para a doçura do exílio...
;-)
José

Anónimo disse...

Acabado de chegar a casa olho para a televisão e vejo o sr. bandido coelho a dizer que "se portugal fizer o mesmo que a irlanda também não precisa de programa cautelar..."

Sei bem que os jornalistas não podem emitir uma opinião do tipo "Você nem cortado aos cubos e dado aos porcos, os porcos o comiam!" mas podiam pegar em factos (a Irlanda tem metade da corrupção portuguesa e o seu salario mínimo é cerca do salário mínimo português + 1000 euros)e confrontá-lo, mas nem isso.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Quem fala assim de Mario soares só pode sêr(e é)melitante do PS.Senão vejamos,a unica coisa que este pais deve ao Soares é não nos têr deixado cair nas mãos do comunismo,o que convenhamos não é pouco,mas dai a têr que esquecêr a primeira banca routa que Portugal teve apos o 25,os contratos a prazo a lei of oesconder o acidente do filho em africa(alguem falou em diamantes?)e estavamos aqui o dia a falar das trafulhices que essa ave rara nos fêz passar,mas vir agora dizêr que estes governantes tinham que sêr julgados por estarem a remendarem o que o PS,mais uma vêz,fêz ao pais,é preciso têr falta de carater e de vergonha,então o que fazêr ao eng Socrates e a ele proprio?Em relção á tvi eseus colaboradores não á palavras para descrever o tipo de "jornalismo" que ali se faz,a começar pela "sex symbol"do Seabra e acabar naquela coisa horrivel a quem lhe cortaram uns tachinhos,e estamos cnversados.Alcides

Anónimo disse...

Que mais poderei dizer do insustentável e porco Mário Soares ?Já não encontro no dicionário mais palavras "bonitas" para o rebatisar. Gostava muito era de o ver pelas costas, bem encaixotado e acompanhado duma filarmónica. Para ter a certeza que ele ficou mesmo lá no fundo ainda quero atirar-lhe uma mão cheia de terra.

Anónimo disse...


Pois é, Kendera, como aqui se vê: Roma não paga a traidores...

Carlos Marques

Anónimo disse...

O Sr. Mário Soares foi e será sempre um politico de m....e os que seguiram não foram melhores...