sábado, 24 de março de 2012

Portugal e Suécia - os "extremos" da Europa na corrupção e nas mordomias!

.

Nada como apreciar estes dois videos para ter uma ideia da distância (não só a física) entre estes dois países, ambos pertencentes à Europa e ambos requerendo o mesmo estatuto de "democracias".   São tantas e tais as náuseas que o primeiro me provoca, que me dispenso de fazer quaisquer comentários, já que só poderiam reflectir este meu estado de desarranjo gástrico!

Apenas uma referência especial para as palavras do fiscalista Tiago Caiado Guerreiro no primeiro video:

«Em Portugal, as leis são feitas exactamente para não ser possível apanhar as pessoas em situação de corrupção…  temos normas que tornam totalmente impossível apanhar um corrupto em Portugal… as normas são feitas exactamente para não ser possível apanhar as pessoas em situação de corrupção e não se conseguir provar em tribunal…  

Estes casos todos que estão em tribunal não vão dar em nada porque, mesmo que eles fossem filmados no acto de corrupção, seria difícil provar em tribunal com as normas que temos, quanto mais com advogados competentes (do lado dos corruptos)…

Se juntarmos a isto, tribunais pouco treinados e normas que não funcionam, então isto é o paraíso dos corruptos.   Aliás, todos nós conhecemos casos, ao longo do país todo, de fortunas inexplicáveis que continuam inexplicáveis e que apareceram de repente, após o exercício de cargos políticos ou em ligação com o Poder…

Agora, um conjunto enorme de medidas, em vez de normas claras e transparentes sobre o que é a corrupção, e isto não é difícil de fazer, basta copiar o que existe, por exemplo, nos cinco países menos corruptos do mundo, são normas que são muito transparentes…  aplicam-se só a detentores de cargos políticos, por isso são muito mais focadas naqueles que têm o risco de praticar a corrupção…

Todos nós sabemos que muita gente sai dos cargos públicos, políticos, e depois vai para a frente de grandes empresas e alguns deles criam grandes fortunas, quer dizer, tudo coisas que são inexplicáveis e inaceitáveis em sociedades civilizadas, excepto neste país, onde se pode bater sempre no contribuinte mas tratamos maravilhosamente bem os corruptos…

Nós não temos um combate à corrupção.   Temos normas de branqueamento, que é uma coisa diferente. Temos normas que permitem aos corruptos saírem de um julgamento todos praticamente ilibados…»




E o modelo sueco:


.

4 comentários:

voz a 0 db disse...

Bom... Portugal é o local do Planeta de onde emana gente śeria e honesta, tirando eu claro, por isso não entendo como se pode falar em corrupção em Portugal. Aliás basta olhar para o estado actual deste país para rapidamente pormos de parte a hipótese corrupção.

Anónimo disse...

Creio que o filme do modelo sueco não tem nada a ver com o assunto. Aparece-me o filme sobre as cidades fantasmas na China...

Milan Kem-Dera disse...

Caro Anónimo
Deve ter feito qualquer confusão, pois o filme está correcto. Esse de que fala, sobre as cidades fantasma na China, está 9 posts mais abaixo.
Torne a verificar, p.f.

Anónimo disse...

Peço desculpa Milan. Eu utilizo o Chrome e no Chrome os filmes estavam trocados. Experimentei no IE e a coisa já batia certa. Fiz um refresh (F5) à página no Chrome e os filmes voltaram para o lugar...