terça-feira, 9 de abril de 2013

Esta gente é vingativa e perigosa e, na agonia, muito mais perigosa ainda!!!

.


 
 
O Governo já tinha falhado por completo todos os objectivos do memorando,  ANTES da decisão do Tribunal Constitucional.   
 
O governo já estava com dificuldades em "ir aos mercados",  ANTES da decisão do Tribunal Constitucional.   
 
O Governo já estava a caminho de um segundo resgate,  ANTES da decisão do Tribunal Constitucional.   
 
O Governo já estava em crise profunda,  ANTES da decisão do Tribunal Constitucional.   
 
Todas as crises, económicas, sociais, e políticas já estavam em pleno curso,  ANTES da decisão do Tribunal Constitucional. 
 
A decisão do Tribunal Constitucional acelera todos estes processos mas não lhes deu origem.    Nasceu deles.    Nasceu de um Governo que, apesar de prevenido - mil vezes prevenido - insistiu num  Orçamento de Estado assente em medidas ilegais.    Bateu no peito cheio de ar e vento,  insultando o Deus dos Trovões e levou com um raio em cima.
 
O tom revanchista que o governo e os seus defensores assumem depois da decisão do Tribunal Constitucional - do género "ai não quiseram isto, pois vão levar com muito mais" - mostra o carácter punitivo que está presente na política da coligação desde o início.     A cada revés, e todas as semanas há um grave revés, vêm novas ameaças e castigos, em vez de admissão de erros e inversão de caminhos.    Como este tom punitivo é dos que melhor "comunica" com toda a gente, mesmo sem precisar de agências nem assessores, o governo está mais uma vez a semear ventos e a colher tempestades.
 
Há várias  coisas que nunca se devem esquecer:     esta gente é vingativa e não se importa de estragar tudo à sua volta para parecer que tem razão.    Já nem sequer é por convicção, é por vaidade e imagem.
 
Outra coisa, ainda mais complicada, que também não deve ser esquecida:    o governo considera bem-vindas as ameaças da troika.    São a chantagem que precisam, pedem e combinam.    Não são uma voz alheia, nem dos "credores", nem da troika, nem de ninguém, são o autofalante agressivo que o governo necessita para tornar a sua política inquestionável e servir de ameaça a todas as críticas.
 
E por último, e não é de menos, esta gente é perigosa e, na agonia, muito mais perigosa ainda.

A propósito do despacho do ministro Vítor Gaspar de 8 de Abril que pára o funcionamento do estado português, atribuindo essa decisão ao Tribunal Constitucional, o governo entrou numa guerra institucional dentro do estado, em colaboração com a troika, para abrir caminho a políticas de duvidosa legalidade e legitimidade baseadas no relatório que fez em conjunto com o FMI.
Não conheço nenhum motivo mais forte e justificado para a dissolução da Assembleia da República por parte do Presidente do que este acto revanchista contra os portugueses.
 
(José Pacheco Pereira, no ABRUPTO) (sublinhados deste blogue)
 


(No programa "Quadratura do Círculo" - SIC Notícias, em 09/Abr/2013)

 

4 comentários:

Anónimo disse...

Há que agradecer e dar os parabéns ao Pacheco Pereira por ser o único comentador nacional do status quo a começar a considerar séria a conspiração em uníssono e simultânea de todas as áreas da sociedade em cima do povo.

Cumprimentos

Milan Kem-Dera disse...

Fala bem, o Pacheco Pereira. Fala e escreve com com isenção e nisso é insuspeito, tendo em conta que é do PSD.

Capião disse...

Este Pacheco é um manhoso. Ele sabe que a constituição é num livro que já deu para esquerda e direita sem que ninguem tenha deixado de viver em "democracia" pois o dinheiro abundava para que ambos vivessem em harmonia. Portanto, a Constituição é um livro que sempre representou o poder e a correlação de forças em determinado momento na Sociedade. A decisão do Tribunal Constitucional, é disso mesmo que esclarece um governo zombie, que não governa nem sai de cena a decisão, é mesmo politica e certa .Para o Tribunal Constitucional Este Governo foi morto na Rua mas o poder não pode cair na rua. foi o que anunciou o Tribunal constitucional. Segue a entrada dos politicos para encontrar alternativa.

Milan Kem-Dera disse...

Está a acontecer neste momento (23.20), na SIC Notícias, o programa "Quadratura do Círculo", onde estão presentes o Lobo Xavier, o António Costa e o Pacheco Pereira, onde este acaba de esclarecer e fundamentar convincentemente esta sua teoria descrita no artigo. E eu concordo!