quarta-feira, 6 de abril de 2011

O homem errado no momento que poderia ter sido certo

.



José Sócrates teve condições únicas para reformar Portugal:   -uma maioria absoluta e um povo disposto a fazer sacrifícios.

E nenhum partido como o PS tem ou tinha em Portugal condições para reformar o sistema com menor turbulência social e política.   Mas a verdade é que Sócrates e o PS falharam porque Sócrates foi o homem errado no momento que podia ter sido certo.  

Afastou do Governo homens que, como Luís Campos e Cunha, não abdicavam da sua opinião, rodeou-se de apparatchiks, yes minister’s e, a partir de 2009, sentou no conselho de ministros a mais completa colecção de jarrões de sala que alguma vez se viu em Portugal em volta de uma mesa.  
Decapitou a administração pública tornando-a um bando zombies que sonha com a reforma enquanto cumpre os procedimentos ditados pelos boys.   As circunstâncias pessoais de José Sócrates e a forma como foram investigados os casos em que o seu nome é referido, como o Freeport, Face Oculta e Cova da Beira contribuíram decisivamente para o descrédito das instituições, nomeadamente da Justiça.


Pouco a pouco as instituições foram ficando cativas de Sócrates.   Depois foi a vez do PS.   No fim foi o próprio regime que ficou em causa:   não só as eleições passaram a ser entendidas como uma ameaça à estabilidade do país como a própria manifestação da discordância política foi apelidada de anti-patriótica.
É a segunda vez que o PS entende por resgate do país o seu próprio resgate (a primeira foi aquando do escândalo Casa Pia).   O país e o regime são mais importantes que o PS e o PS é mais importante que o seu líder.   O PS teve mais do que uma oportunidade de afastar Sócrates.   Não o fez.   Paga agora o preço dessa falta de sentido crítico.   Esse preço poderá ser alto para o PS mas será, sem dúvida, muito mais caro para Portugal.  
A oportunidade perdida protagonizada por Sócrates foi um desastre para todos nós.

(Helena Matos, In Público, 24-03-2011)  (Adaptação, imagens e sublinhados da autoria deste blogue)

.

Sem comentários: