domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Doutrina do Choque - O Neoliberalismo e o Capitalismo selvagem!

.
 
De vez em quando (e a História repete-se) surge algures no mundo um louco predestinado a produzir loucuras e a ser considerado um génio e a ser seguido por quem tem o poder de implementar as suas loucuras.   Enquadra-se neste perfil esse génio-louco que dá pelo nome de Milton Friedman, cujas teorias do liberalismo económico, do neoliberalismo e do capitalismo feroz e desregulado fizeram escola (Chicago School) durante as últimas décadas.   Tão desregulado e tão feroz que não olha a meios para obter os fins, não hesitando em matar e violentar todos aqueles que se lhe opuserem.

Começando por seduzir (nos anos 70) o Chile e o general Pinochet, ele estendeu as suas nefandas teorias à Inglaterra e à “dama-de-ferro” Margareth Thatcher, a Ronald Reagan nos EUA e ao general Videla na Argentina, chegando incólume e reforçado até aos dias de hoje.  
Pelo caminho, a adopção destas teorias da Escola de Chicago nestas últimas 3 décadas apenas permitiu que o mundo mergulhasse numa espiral de injustiça e de desigualdade cada vez maior - os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.  

É isto o que aquele génio-louco – Milton Friedman – por aí andou a fazer.   É este o resultado das suas “modernas” teorias do capitalismo desregulado que tem varrido o mundo com as consequências desastrosas que vivemos actualmente.   E é disto, das teorias capitalistas deste louco, dos seus seguidores e dos criminosos resultados para toda a humanidade, que trata este vídeo – “A Doutrina do Choque”.  

Sob o rótulo enganador de “democracia”, esta doutrina mais não é do que o maior motor e o mais cruel gerador de tendências, de sistemas e de valores autoritários e anti-democráticos!

É um filme a ver completo, de princípio ao fim, onde, por entre as palavras de Naomi Klein, discursando em 2008 na Universidade de Chicago, nos vão sendo apresentadas inúmeras imagens originais, não só do famigerado Milton Friedman como de todos os seus criminosos seguidores no Chile, na Inglaterra, nos EUA, na Argentina, na Rússia e até mesmo no Iraque.   

E é esta a “doutrina” que vigora actualmente na Europa.   Na Europa e na maior parte do mundo ocidental.   É esta “terapia do choque” que nos estão a aplicar em Portugal.   E é esta “doutrina do choque”, desenvolvida e defendida por um génio-louco americano, que está agora estrangulando e destruindo a Europa.  

Com a cumplicidade, a conivência e o aproveitamento, com colossais interesses particulares em jogo, de um largo punhado de políticos, banqueiros e empresários corruptos e criminosos!

 
 
 
 

Sem comentários: