Ex-primeiro-ministro islandês julgado por negligência governativa
Um processo judicial contra o ex-primeiro-ministro islandês Geeir Haarde, acusado de negligência grave durante o seu mandato governativo, começa esta terça-feira num tribunal especial.
Em Setembro de 2010, o parlamento islandês decidiu processar por "negligência" o antigo chefe do Governo, que liderava o país na altura em que o sistema financeiro islandês entrou em colapso, em Outubro de 2008.
Para julgar Haarde, foi criado um tribunal especial, o Tribunal Superior de Justiça (Landsdomur). O tribunal deverá confirmar a acusação, esta terça-feira, mas segundo a comunicação social islandesa o início do julgamento só deverá ocorrer depois do verão, uma vez que a instância judicial irá atribuir um prazo ao antigo governante para apresentar objecções. Haarde demitiu-se em Janeiro de 2009, anunciando sofrer de um cancro. (JN)
E eis que em Portugal se assiste impotente à saída (ainda que com um valente pontapé no cú) do primeiro ministro pela porta grande, com ares de grande senhor, intocável e imune, cheio de importância e de património e nas tintas para a desgraça em que deixou este País, sem que a justiça corra de imediato atrás dele, pedindo-lhe contas pelas vigarices e má gestão praticadas durante estes 6 anos do seu miserável governo!
Para quando, povo deste País e magistrados do Ministério Público, a criminilização dos actos de governação de políticos incompetentes e irresponsáveis?
.
Sem comentários:
Enviar um comentário