quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Os 10 tipos de Libido



A terapeuta sexual australiana Sandra Pertot, autora do livro "Os 10 tipos de libido" (ed. Matrix), enumerou os tipos de libido mais comuns entre as pessoas.
Tanto nas mulheres como nos homens, as libidos sensual e erótica costumam ser predominantes. Todavia, existem outros comportamentos sexuais, e descobrir o tipo de libido é fundamental para melhorar as relações sexuais, diz a terapeuta australiana.

SENSUAL - Para o tipo sensual, o sexo é parte importante do relacionamento. Ver que o parceiro está satisfeito na cama aumenta o seu prazer, e o orgasmo não costuma ser o mais importante. O sexo é a expressão do vínculo emocional e uma maneira de reforçar os seus sentimentos pela pessoa amada.

ERÓTICA - Para estes, o sexo é quase um hobby. Este tipo gosta de leituras eróticas, brinquedos sexuais e adora novas experiências na cama. As relações sexuais intensas são importantes para a manutenção do relacionamento. Adoram sentir-se desejados e costumam investir em práticas como o swing e o sexo a três.

DEPENDENTE - O tipo dependente não lida bem com a falta de sexo. Como as relações sexuais são uma forma de aliviar a ansiedade, podem colocar uma pressão desnecessária no parceiro, principalmente se este não tem um nível de desejo compatível com o seu.

REACTIVA - Quem se enquadra no tipo reativo não costuma pensar em sexo se não estiver numa relação, e a vida sexual acaba sendo ditada pelo ritmo do outro. Valorizam mais o envolvimento emocional.

"POR DIREITO" - Costumam achar que a sua visão do sexo é a 'correta' e não precisam de muita variedade para se sentirem satisfeitos. Podem colocar uma pressão desnecessária no parceiro por terem ideias fantasiosas do que outros casais fazem na cama.

VICIOSA - Quem tem este tipo de libido precisa de novos parceiros para se sentir valorizado. Podem, inclusive, valorizar uma relação estável e 'pular a cerca' de vez em quando. Costumam perder o interesse pelo outro depois da relação sexual.

STRESSADA - O tipo stressado costuma passar por um momento de falta de confiança nas suas habilidades sexuais. Tem medo de não conseguir satisfazer o parceiro e torna-se irritável quando passa por fases de pouco desejo.

DESINTERESSADA - Caracteriza as pessoas que não sentem falta do sexo, mas têm dificuldades em assumir essa faceta. Costumam ter relações sexuais para agradar ao parceiro. Geralmente, são pessoas que nascem já com baixa libido.

DESCONECTADA - Neste tipo, o sexo deixa de ser prioridade. Em circunstâncias ideais, valorizam o sexo, mas basta surgirem exigências excessivas para tenderem a esquecer o prazer sexual.

COMPULSIVA - Neste caso, o sexo não costuma estar ligado a sentimentos. As relações sexuais, em geral, são alimentadas por estados de ansiedade e tensão emocional. Costumam ter certos fetiches e sentem dificuldade de excitação se eles não forem satisfeitos.

.

Sem comentários: