domingo, 11 de julho de 2010

Era uma vez uma estrada linda de morrer...


A propósito de um artigo publicado no Albergue Espanhol, contando a história interessante e complicada da N107, achei por bem trazer aqui também a história da N16, entre Albergaria e Vilar Formoso.


Troço da N16 em Sever do Vouga (paralelo ao rio Vouga, à esquerda)

Era uma vez a N16... uma estrada linda de morrer, turística em toda a sua extensão, mas com dezenas de milhares de curvas e contra-curvas, atravessando várias dezenas de localidades e com uma largura insuficiente para nela se cruzarem dois pesados...
Vai daí, foi construída no início dos anos 90 uma IP - a conhecida e celebérrima IP5 - que veio permitir, qual artéria sanguínea que irriga o corpo, o desenvolvimento de todas as regiões que servia, além de passar a ser a principal entrada em Portugal de todo o tipo de tráfego rodoviário vindo de Espanha, pondo em contacto directo e rápido todo o litoral centro (Aveiro) com o resto da Europa.

Troço da antiga IP5, próximo de Celorico de Basto

Mas tinha um defeito esta IP5... tinha vários pontos críticos que, por erro dos projectistas, depressa começaram a ceifar vidas em acidentes. Resultado, limitaram-lhe as velocidades, pintaram-lhe mais traços contínuos do que o somatório de todas as vias existentes no país, colocaram-lhe pilaretes e barreiras de cimento e até lhe inventaram uma aberracção - a Tolerância Zero - coisa desconhecida em todo o mundo... e a IP5 tornou-se mais segura, mas, simultaneamente, mais inoperacional, muito pouco funcional. Circular nela era desesperante e quase proibitivo, tantas eram as limitações à circulação, tantas as patrulhas da GNR e tantos os radares, que o trânsito passou, não a fluir mas a arrastar-se lenta e penosamente!

Troço da IP5/A25 na zona de Viseu

Vieram então uns senhores engravatados que decidiram construir uma outra IP5 - chamemos-lhe IP5(b) - perfeitamente paralela à existente em mais de 95% do seu traçado, e todos os acidentes e constrangimentos ficaram solucionados! E passaram a chamar-lhe, pomposamente, A25...  E pronto, tudo está bem quando acaba bem!

Então não é que agora vêm uns outros senhores engravatados, armados em chico-espertos, a quererem impor o pagamento de portagens nesta IP5 + IP5(b) ?...  E mais, vêm dizer-nos que a N16 é alternativa à A25 ?...  Pois se foi já nos anos 70 a N16 considerada obsoleta, e daí se ter passado para a construção da IP5 nos anos 80/90!...  Onde está agora a nossa IP5 ?...

A instalação e montagem dos pórticos de portagem...

Com que justificação? Com que moralidade? Em nome de que autoridade se subtrai assim uma estrada que pertencia a todos nós?  Onde está então a IP5 que existia e serviu as populações e o tráfego internacional durante 20 ANOS, nos seus quase 200 quilómetros de extensão? E onde NUNCA SE PAGOU para nela circular!...

Se estes senhores engravatados, armados em chico-espertos, queriam construir uma auto-estrada e portajá-la, então que a tivessem feito como alternativa à IP5, como é costume em todos os países da Europa, a começar pela Espanha aqui ao lado.

Construíam a merda da auto-estrada, chamavam-lhe A25 ou outra merda qualquer, colocavam-lhe portagens, e deixavam ficar a IP5 como estava!... Esta estrada já pertencia a todos nós desde há 20 longos anos!

Que raio de vigarice é esta, heim?!...

Querem tomar-nos por parvos?!... 

6 comentários:

kakauzinha disse...

Mas este é o país dos chicos-espertos, da Esquerda que dá tudo a todos. É uma Esquerda e tanto!

Como já não sabem como nos esmifrar, vá de pôr portagens em tudo quanto tem asfalto. Qualquer dia até pagamos portagem ao sair de casa! Abres a porta e só chegas à rua... se pagares!

Outro caso interessante: A Via do Infante também vai comer por tabela. Mas temos uma "grande alternativa", a EN125, denominada assim carinhosamente "A estrada da Morte". É poético!

Não sei se valerá a pena dizer " chamem a polícia que eu não pago", mas penso que não. Porque a verdade é que tudo o que está a acontecer "é bem feita, é bem feita, é bem feita sim senhor, nem tu nem eu votámos neles, mas votaram os outros sim senhor!"

Quem não votou... lixa-se, é um facto. Mas quem votou também se lixa. Pode ser que um dia aprendam que a Esquerda, que diz que dá tudo a todos, afinal é como a canção do comuna "eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada". E quem não os conhecer que os compre. A mim é que eles não compram, estou mais que farta de 36 anos de xuxialismos e comunismos da merda. Tudo uma ganda merda!

:))****

Milan Kem-Dera disse...

E eu continuo sem perceber o que andam a fazer os anedóticos autarcas dos concelhos atravessados pela IP5 (A25)… que não os vejo mexerem-se!
E com um argumento de peso para o fazer!!!

Todos eles têm “coleira” partidária, pois está visto, qualquer que seja o partido a que lambem as solas! Para eles, o que interessa é continuar a lambê-las!...

Só palhaços… e o povoléu ainda vota neles!

mfc disse...

Eles não são parvos...
Parvos somos nós que os elegemos!

Dario Silva disse...

Tenho ainda a acrescentar: interessante compilação de factos. Faltou foi o resto.

Dario Silva disse...

Exactamente, foi o que eu disse, foi o que eu disse.
O povo tem o que merece e por isso não merece castigo.
Agora é pagar.

E não peçamos contas a ninguém, a culpa é do povo, o povo é soberano, o povo pediu, o povo tem, o povo paga. Mai' nada.

Queres Perder Peso? Liga-me....

blueshell disse...

vim, e gostei do que li.

BlueShell