terça-feira, 29 de junho de 2010

Este mau cheiro é cada vez mais insuportável...


O que levará o Alberto João a tapar assim o nariz?  A expressão parece ser a de quem se sente fortemente incomodado com o mau cheiro das novas formas de fazer política do recém-eleito "coelhinho de todas as esperanças"...
___________________________________________________________________________________

Uma nova forma de fazer política

Os apoiantes de Pedro Passos Coelho sempre juraram que o homem representava uma nova forma de fazer política. Não duvido. O dr. Passos Coelho é o primeiro líder da oposição que, em última instância, não se opõe a coisa nenhuma. Cada medida absurda do Governo é recebida pelo actual PSD a cinco tempos:

1) Recusa - o PSD acha a medida inadmissível;
2) Negociação - o PSD pretende obrigar o Governo a discutir a medida e forçá-lo a revê-la de acordo com as suas exigências;
3) Confusão - o PSD lança para a imprensa um nevoeiro informativo acerca das suas pretensões e do desenvolvimento da discussão que mantém com o Governo;
4) Aceitação - o PSD proclama que o interesse nacional o levou a concordar com a medida inadmissível do Governo;
5) Vergonha - o PSD pede desculpa ao País.

Numa democracia menos exótica, esta adaptação condensada dos 12 passos dos Alcoólicos Anónimos seria despachada logo que possível. Em Portugal, é um êxito.
A julgar pelas sucessivas sondagens, as intenções de voto no PSD crescem em progressão geométrica. Enquanto isso, os socialistas, autores das exactas políticas que o PSD subscreve, estão em queda livre.


Imagino que, para a semana, o eleitorado continuará a punir o PS por causa das SCUT e dos chips nas matrículas e a premiar o PSD que, depois das típicas cambalhotas, acabará em sintonia com o Governo na questão (ou questões) das SCUT e dos chips nas matrículas.
Após cinco anos em sentido inverso, o povo decidiu que o eng. Sócrates é o responsável por todas as calamidades que se abatem sobre a nação. O dr. Passos Coelho, que há meses vem legitimando as calamidades, é um herói popular.

Explicações? Não mas peçam. Talvez as desculpas do dr. Passos Coelho tenham tocado o coração das massas oprimidas. Talvez as massas andem tão cansadas do eng. Sócrates que o trocariam pelo Pato Donald ou por uma torradeira eléctrica. Talvez as massas sejam definitivamente malucas. Certo é que as massas querem o dr. Passos Coelho a primeiro-ministro, e só não vêem o desejo cumprido porque, pelos vistos, a nova forma de fazer política também implica evitar o poder a qualquer custo.

A nova forma de fazer política ainda será política ou já entra na pura fraude?

(por Alberto Gonçalves - in DN Opinião, 27 Junho 2010)

domingo, 27 de junho de 2010

O "chip"... agora já está tudo mais claro!


Afinal, o tão famigerado “chip” das matrículas, sabe-se agora, é fabricado na Noruega e representado em Portugal pela Q-Free, cujo Administrador Executivo é um ex-Assessor  de um Secretário de Estado  ainda em funções, que transitou directamente das funções públicas para a empresa privada que o vende, tendo estado directamente envolvido nas decisões que levaram à negociata para esta forma de pagamento das portagens.

Para esta gente já não há quaisquer limites para a falta de vergonha e de decência! Inventa-se uma lei e obrigam-se os automobilistas a comprar um aparelho que eles não querem, mas que sem o qual lhes é interditado circular nas autoestradas. E por acaso, apenas por acaso (!), quem tem esse aparelho para vender é, nem mais nem menos, um ex-Boy do Governo que fez, ele próprio, parte desta negociata!

Desde o início que estava claro, para todos quantos já se habituaram a todo o tipo de pulhices “subterrâneas”, que toda aquela pressa em montar os pórticos (quase às escondidas de todos) e tanta tesão em fazer a “colheita” das portagens através de um outro chip, sem ser o da Via Verde já existente e em tudo semelhante, só poderia trazer, mais uma vez, água no bico!

Só poderia ser uma de duas coisas: – ou encher a pança a um BOY através dos interesses do Governo, ou encher a pança ao Governo através dos interesses de um BOY… o que vai tudo dar no mesmo!!!

Sim, porque até agora ainda ninguém entendera por que razão, havendo já os da Via Verde, era preciso obrigar à compra dos chips de outra marca; ainda por cima uma COMPRA OBRIGATÓRIA!!! - Para um mercado potencial de mais de 2 milhões de viaturas!

Agora, está tudo claro!… Mantém-se intacto e bem activo o circo da roubalheira, do favoritismo, do oportunismo, e de todas as demais pulhices a que já estamos habituados.

Assim, já ficámos todos esclarecidos sobre os reais motivos que levam o Governo a querer, com tanta urgência (que até passa por cima da deliberação da AR), dar início a 1 de Julho ao pagamento das portagens!…

terça-feira, 22 de junho de 2010

Hoje... eu vou fazer uma marotice!


A Kakau?... a Kakauzinha?... não sabem quem é?... eu também não!  ou melhor, não pessoalmente. Mas a verdade é que já a conheço, conhecemo-nos mutuamente. Desde há dois anos... mas parece que já nos vemos desde os bancos da escola primária. Melhor até do que com a maioria das pessoas com quem privo todos os dias!...
Pois a Kakau é  uma rapariga bonita e cheia de azuis... bem sei que é cota, mas muito mais jovem que a maioria das jovens que por aí andam, não duvidem... bonita dos dois lados, por fora e por dentro, que vive alegre e apaixonadamente (muito apaixonadamente...) no seu castelo lá p'rás bandas do sul. Liberta agora dos compromissos que a condicionaram durante os melhores anos da sua vida, eis que recupera agora, em toda a plenitude da sua juventude, uma parte substancial daquele pedaço de vida e de liberdade, que a vida, em tom de desfeita, se encarregou de lhe retirar desde muito menininha.
Romântica, divertida, inteligente, culta, senhora de uma rara capacidade de escrita que tão rápido e fluentemente a leva tanto a trilhar os caminhos da poesia como a estilhaçar todas as paredes e vidraças dos inúmeros edifícios da hipocrisia, ela tem aqui o seu pequeno paraíso escondido!

E, pelo meio... ainda lhe sobra tempo para alguns "grafitis" literários, como este que lhe rapinei ali do jardim do seu castelo:
_______________________________________________________________________________________



ESCRAVO

Exmos. Seres Humanos,

Eu sou um cão adorável, bonito e meigo. Vivo preso num terraço, muitas vezes acorrentado durante dias e dias sem fim. Não me alimentam correctamente e tenho testemunhas de que já passei mais de um dia sem comer nem beber. Também se passam dias sem que limpem as minhas necessidades. Por vezes aparece uma mulher a estender roupa, quando limpa o chão, e algumas crianças que brincam à bola. Mas nunca se aproximam de mim, não falam comigo, nem me fazem festas!

Nunca vou à rua, nunca tenho companhia, vivo sozinho e abandonado numa casota mais que estragada e sem qualquer conforto, à mercê das grandes intempéries que assolaram o Algarve. Sou um escravo, uma vítima de gente sem sentimentos e sem escrúpulos e, ainda assim, abano-lhes a cauda e nunca lhes mordo. E eles bem mereciam umas boas mordidelas!

É verdade que desde o Natal que tenho um pouco mais de liberdade e lá me tiram as correntes, sempre posso fazer um pouco de exercício. E isto porque a Kakau fez uma queixa à Câmara por maus tratos. Mas sei que depois disso tem havido muitas queixas de mais pessoas. Só que neste país as leis não estão do nosso lado e o veterinário que me veio ver achou que eu estava com muito boa saúde, deixando apenas a indicação que me deviam libertar mais vezes. Olha que sorte! Sempre gostava de ver aquele cabrão, filho de um corno, no meu lugar! Então um veterinário não devia ser mais exigente? Parece que afinal só lhe interessa escrever relatórios de merda! A Kakau ficou piursa com o e-mail que ele lhe mandou, um escândalo!

Há "humanos" muito estranhos, não há? Nem sei porque nos maltratam assim desta forma. Falam tanto de amor ao próximo e, no entanto, acham que lá por termos quatro patas que não merecemos viver com dignidade? Fazem cá cada discurso acerca dos Direitos Humanos e nem sequer param para pensar nos Direitos dos Animais! É certo que ainda há muita gente que nos defende mas, infelizmente, ainda não são suficientes para mudar as mentes deturpadas que por aí andam.

Será que um dia tudo vai mudar? Se a Kakau ganhar o Euromilhões, já sei que vai comprar uma quinta para acolher todos os maltratados como eu e sei que me vem buscar. Ela já mo disse, ali da janela. Mas é preciso que tenha sorte…

Seres Humanos, vejam lá se fazem qualquer coisa, afinal vocês também são animais, não é verdade?

Atenciosamente,
Cão escravizado e maltratado
_______________________________________________________________________________________

E pronto, está apresentada a Kakau... e a minha maroteira à Kakauzinha!...  em jeito de homenagem!
.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cidinha Campos - a voz da denúncia no Brasil


Que bom seria! Que lufada de ar fresco! E que prazer nós teríamos em vê-la denunciar publicamente todos os sabujos que por aqui ocupam os mais altos cargos, que cometem as maiores canalhices e ficam impunes... sempre!
Precisa-se urgentemente de uma Cidinha Campos no Parlamento!...


.

terça-feira, 15 de junho de 2010

BPN: - ESCÂNDALO E IMPUNIDADE


A burla cometida no BPN não tem precedentes na história de Portugal.
O montante do desvio atribuído a Oliveira e Costa, Luís Caprichoso, Francisco Sanches e Vaz Mascarenhas é algo de tão elevado, que só a sua comparação com coisas palpáveis nos pode dar uma ideia da sua grandeza. Com 9.710.539.940,09 € (nove mil, setecentos e dez milhões de euros...  9,7 MIL MILHÕES DE EUROS ) poderíamos:

- Comprar  48 aviões Airbus A380 (o maior avião comercial do mundo).  
- Comprar  16 plantéis de futebol iguais ao do Real Madrid.
- Construir  7 TGV de Lisboa a Gaia.
- Construir  5 pontes para travessia do Tejo.
- Construir  3 aeroportos como o de Alcochete.
- Para transportar os 9,7 MIL MILHÕES DE EUROS seriam necessárias 4.850 carrinhas de transporte de valores!
- Distribuído pelos 10 milhões de portugueses, caberia a cada um cerca de 971 euros !!!

Então e o Dias Loureiro e o Arlindo de Carvalho por onde andam? E que tamanho deveria ter a prisão para albergar esta gente?
E mais, tínhamos a crise resolvida!
Este foi um mail, (mais um), que mostra bem que a razão da crise que atravessamos não é devido à lei laboral, à baixa produtividade, a salários demasiado elevados, (para os trabalhadores, claro) ou a feriados a mais. A crise foi criada pela gula de alguns e a mama de muitos. A crise existe por culpa dos mesmos que agora são deixados de fora nas medidas de austeridade para a resolver. E tudo isto com a conivência da União Europeia que continua a defender a globalização capitalista, sabendo que só nos condena a uma cada vez maior pobreza, e à complacência dos povos que tardam em exigir justiça.
(picado daqui)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O triunfo da corrupção!







O triunfo da corrupção
(Vasco Pulido Valente, 12 de Março de 2010, in “Público”)

Um estudo de Luís de Sousa, sociólogo do ICS, mostra que 63% dos portugueses toleram (ou, mais precisamente, aprovam) a corrupção, desde que ela produza “efeitos benéficos” para a generalidade da população.

Isto não é um sentimento transitório, provocado por trapalhadas recentes; é uma cultura. A cultura dessa grande guerra que, desde que nasceu, qualquer de nós tem com um Estado opressor e remoto e com Governos que nunca respondem pelo que fazem ou deixam de fazer. O português médio execra a autoridade, seja sob que forma for, e vive no seu país como se vivesse sob ocupação estrangeira. O servilismo e a falta de carácter, que tanta gente pelos tempos fora lamentou, escondem a vontade de salvar a pele e a aspiração, muito natural, de enganar quem manda.

Não há regras para ninguém, porque ninguém cumpre as que há. Quem pode levar a sério uma escola em que o próprio ministério fabrica os resultados, proíbe legalmente a reprovação e aceita a violência? Quem pode levar a sério um regime que se diz democrático e selecciona o funcionalismo pela fidelidade partidária? Quem pode considerar um ponto de honra pagar impostos, quando a fraude e a injustiça fiscal são socialmente sinais de privilégio e esperteza? Quem vai pedir um recibo ao canalizador ou ao electricista ou a factura no restaurante, quando sabe o que paga e aquilo que o Estado gasta sem utilidade e sem sentido? E quem vai obedecer às determinações da Câmara do seu sítio, quando a Câmara é uma agência de negócios de favor e uma bolsa de favores sem explicação e sem desculpa?


Não admira que o “povo dos pequenos” conspire constantemente contra a lei, e até contra a decência. Que falte ao trabalho ao menor pretexto; que trabalhe mal, pois se trabalhar bem lhe custa; que peça aqui ou empurre ali, para se beneficiar ou aliviar; que torne as ruas uma lixeira pública; que guie na cidade ou na estrada como se estivesse sozinho; que minta a torto e a direito sobre o que lhe apetece e lhe convém; que não passe, enfim, de um miserável cidadão, indiferente à política e ao país.

Não lhe ensinaram outra coisa. Os chefes são como ele. Os políticos são como ele. O Estado é como ele. Como exigir que ele se porte como Portugal inteiro não se porta? Claro que ele aprova a corrupção e consegue ver nela virtudes redentoras. Não é agora altura de mudar os costumes.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Uma coisa e o seu contrário... sempre!


Começa a ser monótono criticar as comunicações do Presidente da República face à constância na ambiguidade, na insinuação e na divagação que, normalmente, envolvem as suas intervenções públicas. Não há volta a dar. Cavaco Silva é assim. É Presidente, mas não é politico; aprova, mas não concorda; fala, mas não quer pronunciar-se; recebe a benção do Papa, mas promulga o casamento entre pessoas do mesmo sexo; diz que a situação é insustentável, mas diz que não se deve desmoralizar. Enfim... diz uma coisa e o seu contrário, usando uma expressão enigmática próxima do cinismo, da distância, do enfado que reflecte a sua inadaptação ao cargo para que foi eleito.

Também por isto, julgo que deve terminar o seu mandato e juntar mais uma reforma às que já tem.
 
(Comentário de "antónio" in Jumento)  
 

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Como dizia o poeta...


Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu.
Porque a vida só se dá p'ra quem se deu
P'ra quem amou, p'ra quem chorou, p'ra quem sofreu.
Ah, quem nunca curtiu uma paixão
Nunca vai ter nada, não!
Não há mal pior do que a descrença.
Mesmo o amor que não compensa
É melhor que a solidão.
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair,
P'ra quê somar se a gente pode dividir.
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer!
Ai de quem não rasga o coração,
Esse não vai ter perdão.
Quem nunca curtiu uma paixão
Nunca vai ter nada, não!

(Vinícius de Moraes)
.

Bolas... bolas!...


.

domingo, 6 de junho de 2010

É fartar... vilanagem!


Diário da República nº 28 – I série- datado de 10 de Fevereiro de 2010 – RESOLUÇÃO da Assembleia da República nº 11/2010.

Do site http://www.dre.pt/ Ver Folha 372 do acima identificado Diário da República nº 28 – 1ª Série -, de 10 de Fevereiro de 2010.

Algumas rubricas do orçamento da Assembleia da Republica

1 – Vencimento de Deputados ............................................12 milhões 349 mil Euros
2 – Ajudas de Custo de Deputados .......................................2 milhões 724 mil Euros
3 – Transportes de Deputados ............................................3 milhões 869 mil Euros
4 – Deslocações e Estadias .................................................2 milhões 363 mil Euros
5 – Assistência Técnica (??) ................................................2 milhões 948 mil Euros
6 – Outros Trabalhos Especializados (??) .................................3 milhões 593 mil Euros
7 – Restaurante, Refeitório, Cafetaria .............................................961 mil Euros
8 – Subvenções aos Grupos Parlamentares ..........................................970 mil Euros
9 – Equipamento de Informática ...........................................2 milhões 110 mil Euros
10- Outros Investimentos (??) ..............................................2 milhões 420 mil Euros
11- Edificios ...................................................................2 milhões 686 mil Euros
12- Transfer’s (??) Diversos (??) ............................................13 milhões 506 mil Euros
13- Subvenção aos Partidos na A. R. ......................................16 milhões 977 mil Euros
14- Subvenções de Campanhas eleitorais .................................73 milhões 798 mil Euros

TOTAL da DESPESA ORÇAMENTADA para o ano de 2010:  -  191.405.356,61 (quase 192 milhões de euros!...)

__________________________________________________________________________________

É fartar... vilanagem!... E todo este dinheiro para as mordomias  de 230 deputados, dos quais só uma vintena deles realiza trabalho; o resto só lá está para pôr o braço no ar, como e quando o patrão da bancada do partido ordenar. Acresce ainda o facto de que 99% dos portugueses nem sequer conhece 90% destes deputados!
É fartar... vilanagem!... Vivam à grande, que é fácil ao fisco meter-nos a mão no bolso e sacar para tudo isto !!!