quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ISLÂNDIA – a revolução silenciada! Mas vitoriosa!

.

O segredo da Islândia – dizer NÃO!...

Alguém ouviu falar sobre a Islândia recentemente?  Não?  Porquê?  Se alguém pensa que não há censura nos grandes média, então porque nos mostram tudo sobre as revoluções no Egipto, Síria e Líbia?   E porque não divulgaram nada sobre a Islândia?
Escute bem isto:  na Islândia o povo fez o governo todo demitir-se, os principais Bancos do país foram nacionalizados e recusaram continuar a pagar as dívidas dos Bancos aos ingleses e holandeses, dívida gerada pelo esbanjamento do dinheiro do povo.
Foi criada uma Assembleia popular para escrever uma nova Constituição, e tudo isto pacificamente.  E fez toda uma revolução contra o poder que criou a crise:  - WALL STREET!   …por isso ninguém publicou nada!   Por muitos meses e durante estes 2 anos…   não vimos nada. 
O que aconteceria se outros países de todo o mundo seguissem este exemplo?
Muito brevemente, estes são os factos:
2008 – o principal banco do país é nacionalizado, a moeda nacional cai, as actividades da bolsa de valores é suspensa,  o país declara-se falido.
2009 – os protestos antecipam as eleições, provocam a demissão do Primeiro Ministro e de todo o Governo, a situação económica continua a ser calamitosa, uma Lei propõe o cumprimento da dívida com a Inglaterra e a Holanda, no valor de 3,5 mil milhões de euros (4,3 mil milhões de US dólares) a pagar por todas as famílias islandesas, mensalmente e durante os próximos 15 anos, com juros de 5,5%.
2010 – o povo toma as ruas e pede que a dívida seja submetida a um referendo.  Em Janeiro de 2010 o Presidente recusa-se a ratificar o projecto de lei e anuncia a organização de uma consulta popular.  Em Março ocorre o referendo e 93% votam por não pagar a dívida dos Bancos.  Enquanto isso, o novo Governo inicia as investigações para punir pela lei os responsáveis pela crise.  Muitos altos executivos dos Bancos e gerentes são mantidos sob prisão preventiva e detidos em celas prisionais verdadeiras.
Sim, você não está sonhando – é difícil encontrar gente assim que não se curva aos banqueiros!   Na imprensa, nem uma palavra – nada foi publicado – mas ISTO aconteceu!
A Interpol inicia uma investigação e os banqueiros fogem em massa do país, como ratos abandonando o navio  que se está afundando.
Nesse contexto de crise, uma assembleia é eleita para escrever uma nova Constituição que integra as lições da crise e substitui a anterior, que era uma mera cópia da dinamarquesa.  Para isso, foi pedida a colaboração directa do povo soberano.  Para tal, 25 cidadãos sem nenhum vínculo político ou partidário foram eleitos entre 522 candidatos.  Apenas precisavam ser maiores de idade e ter o apoio de 30 pessoas – muito simples!
A Assembleia Constituinte  começou a trabalhar em Fevereiro de 2011, e apresentará um projecto de Magna Carta a partir das recomendações consensuais em distintas assembleias que terão lugar por todo o país.  Esta Magna Carta será votada pelo parlamento actual e pelo que sair das próximas eleições legislativas.
Esta é a história da Revolução Islandesa:  - demissão em massa do Governo;  nacionalização dos Bancos;  referendo sobre as questões económicas fundamentais;  prisão dos principais responsáveis pela crise;  nova Constituição escrita pelos cidadãos.
Alguém ouviu a imprensa  canadense, americana ou japonesa falar sobre isto?  Em qualquer outro lugar do mundo?  Nos debates políticos, rádios, programas de TV?  Qualquer filmagem mostrada na TV?  Claro que não, eles estão “entretidos” com outras coisas…
O povo islandês deu uma grande lição ao mundo todo, lutando contra o sistema e ensinando “democracia”!   Este processo de democratização da vida política, que já dura há dois anos, é um claro exemplo de como é possível que o povo não pague a crise gerada pelos ricos.
O povo islandês soube dar uma lição de democracia à Europa toda e ao resto do mundo.  Uma lição, contudo, SILENCIADA pela comunicação social que continua a representar os interesses de quem gerou esta crise – a burguesia!
Peter Moore/The Plot991 (Adaptação deste blogue)
(Ler também aqui e aqui e aqui sobre este mesmo assunto)
 

 .
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Portugal perigosamente no caminho da Argentina: - os traidores, os corruptos, e o povo!

.

Acautelemo-nos!   Ao mínimo "sinal" agarremos nos cajados e corramos TODOS para a rua!


A Portugal já não falta nenhum dos "condimentos" que nos anos 90 mergulhou a Argentina no estado de profunda bancarrota e de absoluta miséria do povo: - políticos traidores, mentirosos e corruptos, em conluio com os grandes Bancos e a Alta-Finança nacionais e internacionais, pensando apenas em si mesmos e desprezando o povo, condenando-o à desgraça e à miséria, com 90% da riqueza do país nas mãos de menos de 1% de canalhas.   E tudo isto sempre em nome de grandiosas promessas de melhorias de vida e de crescimento económico!

Para entender o que nos espera, é bom saber o que dizem os que já passaram antes de nós por situações semelhantes.   Neste filme (em 3 partes), é descrito o que aconteceu antes, durante e depois do processo de bancarrota na Argentina.
Com as devidas diferenças, a semelhança com o caso português é assombrosa.   Não há como aprender com a experiência dos outros.

Respire fundo...  e prepare-se para ver um filme tenebroso e assustador:
o do nosso próprio presente e futuro!!!

PARTE  1


PARTE  2


PARTE  3


(Carregado por santosalcides em 13/07/2011) ; (Cortesia de José Martins)
.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Na última sexta-feira, Passos começou a perder Portugal

.





Na semana passada ocorreu um inclassificável golpe terrorista contra o povo português.   Não meteu explosivos, nem armas, nem aparatos de rua.   Limitou-se a um discurso do chefe do governo difundido antes de um desafio de futebol.   Esse discurso anunciava a condenação, por via fiscal, à fome, à doença, ao desespero, ao aviltamento de milhões de pessoas por perversão de governantes sem um pingo de decência.   A intervenção, lida de lábios cerrados, não disfarçava ressabiamentos, provocações, vinganças – lembrando as de apaniguados de Sócrates a avisar que quem se metesse com eles, levava.
Ora quem se meteu a sério com o governo não foram as oposições, foi o Tribunal Constitucional e a troika, ao atribuir a situação portuguesa à sua (in)competência.   Repreendidos e traídos, os boys de São Bento entraram de congeminar vingança.   Se em relação aos patrões (externos) fingiram não perceber a acusação, em relação aos opositores (internos), não – daí a desforra:   afrontaram o TC, alfinetaram o PR, enxovalharam os partidos, rapinaram os trabalhadores, declararam lixo os reformados e pensionistas, tratando todos como débeis mentais.  
Muito poucas vezes se viu tanta insensibilidade, arrogância, hipocrisia, mentira juntas!   “Lavra no país um grande incêndio de ressentimento e ódio”, afirma (em carta aberta ao primeiro-ministro) o escritor Eugénio Lisboa que, dos seus 82 anos, lhe grita:   “Todo o vosso comportamento não convida à esperança!”   Às 19h20 da última sexta-feira, Passos começou a perder Portugal.

(Por Fernando Dacosta, publicado no "I" em 13 Set 2012)

.

O Neoliberalismo, ou o domínio invisível do Capitalismo Assassino!

.

Excelente documentário exibido pela TVE espanhola, que aborda a visão de dois grandes humanistas contemporâneos sobre o mundo actual:   Eduardo Galeano e Jean Ziegler.
Pode-se dizer que há algo de profético nos seus depoimentos, pois o documentário foi feito antes da crise que assolou os países periféricos da Europa.
A Ordem Criminal do Mundo, o cinismo assassino que a cada dia enriquece uma pequena oligarquia mundial em detrimento da miséria de cada vez mais pessoas pelo mundo;  o poder concentrando-se cada vez mais nas mãos de poucos;  os direitos das pessoas cada vez mais restritos;  as corporações controlando os governos de quase todo o planeta e dispondo também de instituições como FMI, OMC e Banco Mundial para defender seus interesses.   Hoje, 500 empresas detém mais de 50% do PIB Mundial, muitas delas pertencentes a um mesmo grupo. 
Neoliberalismo (selvagem), é esta a ideologia que apaixona, hoje e cada vez mais nos últimos vinte anos, a maioria dos governantes mundiais, incluindo o actual PM de Portugal.






.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ninguém está definitivamente contra as medidas da Troika, ó sua besta!!

 
.
 
 
 

Não cumprir programa da 'troika' pode ser "catastrófico", alertou hoje Vitor Gaspar 

(Sapo Notícias)

 
 
Ninguém está definitivamente contra as medidas da troika, ó sua besta!  Aliás, ninguém sabe ao certo quais são mesmo essas "medidas" da troika...
O que o povo está é farto de ser sugado.  O que o povo está é contra o roubar aos pobres para dar aos ricos.  Contra o ir aos bolsos dos mais fracos e desfavorecidos em favor dos múltiplos e abundantes chulos dos três partidos do centrão.  Mais uma dose de roubo descarado e exagerado aos mesmos, NÃO!   Enquanto os mais espoliados continuam a ser os mais sacrificados de sempre, ficam invariavelmente de fora os inúmeros “gordos”, os boys bem plantados nos seus lugares cheios de mordomias e ordenados chorudos.  Enquanto continuas a sangrar a classe média, e até mesmo os pobres e os reformados, aqueles milhares de canalhas continuam a banquetear-se nas cadeiras dos milhares de Institutos e Fundações, a maior parte sem qualquer utilidade pública conhecida ou reconhecida, a não ser o facto de serem afilhados dos três miseráveis partidos que nos puseram de gatas.
 
A nós, porque a eles, os intocáveis, nada lhes acontece e fica tudo na mesma.  Belisca-los aqui e ali, muito ao de leve, só para que passe a mensagem de que também foram tocados pela austeridade, quando na realidade tu morres é de medo de tocares em todos esses interesses instalados, seu cretino!  É tudo uma questão de falta de TOMATES!!!
Não fora isso e já terias rasgado e mandado à merda todas as trafulhices das PPPs (algumas delas verdadeiros casos de polícia), fechado a maior parte dos 14.000 Institutos e empresas do Estado (os grandes ninhos de chulos partidários), acabado com a mama às Fundações, aquelas que nada produzem e para nada servem (e são a grande maioria), e até já terias posto na rua toda a chulagem que polula por tudo quanto é aparelho do Estado.  Estas sim, as verdadeiras gorduras que deverias atacar primeiro antes de fechar escolas e de despedir professores necessários, de fechar Centros de Saúde e Maternidades, e principalmente de ir aos bolsos a quem já se vê obrigado a optar entre comer ou tomar os remédios, ou a retirar subsídios e cortar na reforma aos aposentados que descontaram uma vida inteira sobre 14 mensalidades. 
Porque os contratos deles são blindados?... e os nossos o que são, ó sua besta? - meros papeis higiénicos a que limpas o cú quando e sempre que te apetece?
Tu que nasceste em berço de ouro e nunca sentiste na tua vidinha de nababo necessidades de qualquer tipo, percebes isto, ó sua besta?   Claro que não!  E estou eu aqui a perder o meu tempo contigo…  já me basta ter de perder todo o dinheiro e dignidade que me roubas! 
.